Cultura

Professora de Fabriciano lança livro infantil ‘ Da Cor da Noite’

FABRICIANO – Professora da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano, a escritora Gleidiane Miranda será uma das expositoras do 2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, que acontece nesta quinta (15) e sexta-feira (16), em Belo Horizonte. Na ocasião, a professora de Educação Infantil da Escola Municipal Joaquim de Ávila Neto, no bairro Nossa Senhora do Carmo, lança o livro “Da cor da noite”, que conta com ilustrações do jornalista fabricianense Léo Gomes.

“Da cor da noite” é uma produção independente e tem tiragem inicial de mil exemplares. O livro conta a história de um menino negro que compara sua cor às belezas da noite. Segundo Gleidiane, a ideia de escrever o livro surgiu durante uma palestra proferida para professores da rede municipal de Coronel Fabriciano.

“Participamos de um encontro na Semana da Consciência Negra, em 2011, e, desde então, trabalhei a ideia de escrever um livro infantil falando sobre as diferenças raciais”, acrescenta. “A intenção do livro é que cada criança aprenda a gostar da cor da pele através da vivência de um menininho negro”, completa Gleidiane.

COLEÇÃO
Em 2007, a escritora lançou uma coleção infanto-juvenil intitulada “Heróis por acaso”. Os livros “À beira da praia”, “Filhos da rua”, “Segredo em Pedra Escondida”, “Mistério na madrugada” e “A lenda do caçador” foram trabalhados com alunos de muitas instituições de ensino. “Escolas de todo Brasil adotaram livros dessa coleção no ensino de literatura e isso é uma mostra do quanto o meu trabalho foi valorizado. Sinto-me muito feliz em fazer parte das vidas escolares de tantas crianças”, comenta Gleidiane Miranda.

O livro “A lenda do caçador” chegou a se transformar em roteiro de um curta-metragem produzido por alunos de uma escola no Rio Grande do Sul. Constantemente a autora recebe e-mails de crianças e adolescentes que leram suas obras. “Lancei os livros há seis anos e me surpreendo com e-mails de leitores de várias partes do país. É uma honra saber que meus livros saíram de Fabriciano e ganharam o Brasil. Espero que o mesmo aconteça com essa nova obra”, planeja.

CONTATO
Dois novos livros da autora devem ser lançados em breve. Um deles, voltado ao público juvenil, terá parte de sua história vivida em Antônio Dias. O outro será uma obra infantil cujo título já está definido. “Eu e a barba do vovô” abordará relações familiares com os avós. Quem se interessar em saber um pouco mais sobre as obras já lançadas e os novos trabalhos de Gleidiane Miranda pode entrar em contato pelo telefone 8379-6324 ou pelo e-mail gleid.autora@ig.com.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com