Eleições contaram com a participação de cerca de 11 mil votantes, entre servidores e alunos do Instituto. Comunidade acadêmica também escolheu diretores para os 18 campi.
Foto: Prof. Rafael Bastos, reitor eleito do IFMG para o mandato 2023-2027 – Crédito: Arquivo IFMG
BH – Rafael Bastos, docente e diretor-geral do Campus Bambuí, na região centro-oeste do estado, é o novo reitor eleito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). A votação ocorreu virtualmente no último dia 14, envolvendo estudantes, professores e técnicos administrativos em todas as unidades da instituição, e o resultado final foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 19 de junho. No total, foram contabilizados, para o cargo de reitor, 10.642 votos válidos. Também houve escolha dos diretores para os 18 campi.
Quatro docentes concorreram ao cargo de dirigente máximo da Instituição. O professor Rafael Bastos obteve 34,82% dos votos da comunidade acadêmica, ficando à frente dos professores Carlos Bernardes, de Formiga (24,88%), Solange Rodrigues (18,04%), de Ouro Preto, e Flávio Godinho (2,78%), também de Bambuí.
CAMPI
Nos campi, foram eleitos os seguintes diretores: Arcos – Niltom Vieira Junior, Bambuí – Humberto Carvalho, Betim – Reginaldo Ferreira, Congonhas – Robert Cruzoaldo, Conselheiro Lafaiete – João Victor Tereza, Formiga – Patrick de Oliveira, Governador Valadares – Tonimar Senra, Ibirité – Gustavo Pessoa, Ipatinga – Márcio Takeshi, Itabirito – Daniel Fonseca, Ouro Branco – Haroldo de Brito, Ouro Preto – Reginato Fernandes, Piumhi – Humberto Melo, Ponte Nova – Luciano Vilas Boas, Ribeirão das Neves – Maria das Graças de Oliveira, Sabará – Sabrina dos Santos, Santa Luzia – Wemerton Evangelista, São João Evangelista – Flávio Puff.
APURAÇÃO
Na apuração dos resultados, calculou-se o percentual final de votos dos candidatos considerando a média alcançada em cada segmento, a partir da fórmula divulgada no regulamento das eleições. Os três segmentos têm o mesmo peso de voto, porém, a fórmula usada considera, também, o total de eleitores aptos em cada um deles. Houve envolvimento massivo dos docentes e TAEs, com 95% de votantes. O segmento discente também teve participação expressiva: mais da metade dos alunos escolheram seus representantes (52%).
MANDATO
Os gestores eleitos assumirão o mandato de quatro anos (2023 a 2027). Até 3 de julho os resultados das eleições deverão ser homologados pelo Conselho Superior do IFMG. Em seguida, a documentação será apresentada ao Ministério da Educação, que marcará a posse do novo reitor. Este, por sua vez, dará posse aos diretores de campi.
NOVO REITOR
Natural de Viçosa, Rafael Bastos Teixeira, 40 anos, é docente da Rede Federal desde 2008, quando ingressou no Cefet Bambuí – que, no mesmo ano, viria a se tornar campus do IFMG. Graduado em Zootecnia, é mestre e doutor na mesma área, tendo cursado, também, pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite da Embrapa. Especialista em Gestão Pública, foi eleito diretor-geral do Campus Bambuí por dois mandatos consecutivos e estava à frente da unidade desde 2015.
“Assumo o cargo de reitor com entusiasmo e comprometimento, ciente da importância do IFMG na construção de uma sociedade mais justa e igualitária por meio do acesso democrático ao conhecimento e à educação pública, gratuita e de qualidade. Juntos, faremos a diferença e construiremos um futuro ainda mais promissor para nossa instituição e as pessoas que fazem parte dela”, declara Rafael Bastos. O novo reitor assumirá, no segundo semestre de 2023, a gestão de uma instituição que conta com 17 mil alunos matriculados em 241 cursos. São mais de 2 mil servidores envolvidos em atividades acadêmicas e administrativas nos 18 campi, em cinco regiões de Minas, além da Reitoria, em Belo Horizonte, e do Polo de Inovação, em Formiga.