quarta-feira, abril 16, 2025
Google search engine
InícioNacionaisPressão faz governo voltar atrás em corte de salário, mas MP segue...

Pressão faz governo voltar atrás em corte de salário, mas MP segue prejudicial

DA REDAÇÃO – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou hoje no Twitter que ordenou a retirada do artigo 18 da Medida Provisória (MP) 927, que previa a suspensão de quatro meses de salário do trabalhador durante a pandemia de coronavírus. “Determinei a revogação do art. 18 da MP 927, que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até 4 meses sem salário”, escreveu o presidente na rede social.

Embora tenha mudado de opinião após a intensa pressão contra os cortes, o governo continua estudando a possibilidade de realiza-lo em 50% dos salários. As demais medidas da Medida Provisória, também nefastas ao trabalhador continuam em vigência.

O presidente do TSF Dias Toffolli disse que a medida provisória mostrava falta de discernimento do governo. Você colocar o povo dentro de casa, com medo, e sem remuneração, sem garantia, é falta de discernimento, disse o presidente do STF.

Desde a publicação da MP, que determina a flexibilização das regras trabalhistas durante a crise, o artigo que indicava a possibilidade dos empregadores dispensarem do trabalho os funcionários por quatro meses, sem o pagamento de salários, vinha sendo criticado.

Segundo o texto, o trabalhador poderia fazer um acordo com o empregador e estaria “livre” para fazer cursos de qualificação durante a suspensão do trabalho. O patrão poderia pagar uma “ajuda compensatória mensal” que não teria relação com o salário, cujo valor também seria acordado entre as partes. Essa compensação, no entanto, não era obrigatória.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments