Cidades

Presidente da Usiminas desmente mudança de sede administrativa

“Todo o pessoal da Usiminas tem consciência de que estamos fazendo de tudo para sermos competitivos”, falou Julián Eguren    (Crédito: Divulgação)

 

IPATINGA– A abertura da 24° da Expo Usipa, realizada na noite de quarta-feira (25), contou com a presença dos presidentes da Usiminas, Julián Eguren, e da Fiemg Minas Gerais, Olavo Machado Junior, que assinaram o contrato de comodato da área do CDP da siderúrgica. O espaço se transforamará em uma unidade do Senai.
Durante sua primeira entrevista à imprensa regional desde que assumiu o cargo com a entrada da Ternium na composição acionária da Usiminas, Julián falou da importância da formação de mão-de-obra e respondeu a vários questionamentos sobre investimentos e o mercado siderúrgico. “Fiquei impressionado em chegar à feira e ver mais de 200 expositores. É uma oportunidade muito interessante porque quanto maior for a coordenação de negócios entre fornecedores e produtores, mais resultados teremos”, disse.

INVESTIMENTOS
O presidente informou que as siderúrgicas de Ipatinga e Cubatão passaram por um ciclo de grandes investimentos, que estão sendo finalizados neste ano. “Foram aplicados R$ 11 bilhões e estamos no final dessa fase de investimentos na siderurgia. Mas, ao mesmo tempo, aumentamos na mineração. Agora o grande desafio da Usiminas é ser produtiva diante desses investimentos que foram feitos”, analisou.
Outro ponto abordado foram os rumores de novas demissões na unidade industrial. O argentino enfatizou que o mercado está altamente competitivo e que a Usiminas tem grandes espaços a recuperar.
“Ainda que a demanda no Brasil não fique muito sólida, temos ainda o grande volume de produtos importados. Mas temos que trabalhar o operacional, nas exigências, custos e consumo. Todo o pessoal da Usiminas tem consciência de que estamos fazendo de tudo para sermos competitivos. Ainda que a situação continue difícil, temos que ser capazes de capitalizar as oportunidades”, pontuou.

EMPRESA MÃE
Por muitos anos, a Usiminas era vista pela como a ‘empresa mãe’, por conta da política de fortes investimentos nos segmentos sociais no município e região. Mas, após a crise de 2009, houve cortes e cancelamento de projetos. O presidente garantiu que a indústria continuará a ser empresa âncora da cidade, e também do país. “Fornecemos para montadoras, empresas de auto-peças e de infra-estrutura. Esse protagonismo continuará. Mas precisamos recuperar a competitividade, a eficiência, produtividade. Mudamos um pouco a conduta”, explicou.

MUDANÇAS
Julién negou os rumores de mudança da sede administrativa de Belo Horizonte para São Paulo. Ele justificou que a Usiminas tem buscado recuperar o relacionamento com o cliente. “Temos que entender que, quando falamos de recuperar a eficiência e produtividade, também temos que recuperar o relacionamento com o cliente. Uma parte muito importante de nossos clientes está na região de São Paulo. Estou viajando muito pelo mundo para entender o que necessita meu cliente. Isso de alguma forma movimenta o pessoal, mas a sede permanece em Belo Horizonte”, garantiu.

PRODUTIVIDADE
Júlian citou algumas medidas adotadas em sua gestão para aperfeiçoar a produtividade da planta de Ipatinga. Ele mencionou o baixo desempenho da linha de galvanizados. A unidade foi ampliada recentemente. “Algumas instalações estão com baixo nível de ocupação, então temos que desativá-las e potencializar outras instalações. Essa configuração industrial nós estamos analisando. Vamos continuar com os investimentos de manutenção. Por exemplo, a linha de galvanizados está produzindo em um nível de baixa ocupação. Nosso desafio é encontrar novo mercado para essa linha, talvez exportar a outros países. Foram feitos investimentos, agora temos que trabalhar para produzir resultados”, finalizou.

Empresas paulistas são maioria na feira
Ipatinga
– Dos mais de 200 expositores que participam da 24° edição da Expo-Usipa, 58% são de empresas sediadas no estado de São Paulo. A boa adesão dos empresários paulistas ao evento é fruto da sinergia com o setor metal-mecânico.
O consultor comercial José Roberto Ventura participa pela segunda vez da feira empresarial de Ipatinga. A empresa em que ele trabalha, a CPZ Tools, fornece ferramentas para a área de usinagem. “Estivemos pela primeira vez aqui no ano passado. Conseguimos muitos clientes, e por conta da boa demanda, resolvemos voltar e ainda aumentar o nosso stand. Temos planos de captar novos clientes, não apenas em Ipatinga, mas em Timóteo. Se os resultados prosperarem, estudamos inclusive montar um escritório na região”, falou.


José Roberto esteve na feira no ano passado e por causa
dos bons resultados retornou com um espaço maior

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com