Cidades

Presidente da HSM Educação ministra palestra na FIEMG

IPATINGA – O presidente da HSM Educação e reitor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), prof. Rivadávia Drummond de Alvarenga Neto compartilhou um pouco da sua experiência com empresários e estudantes do curso técnico de gestão do Senai, durante palestra sobre "Inovação e Crescimento Estratégico".
A palestra é uma parceria da Fiemg Regional Vale do Aço com o Centro Universitário UNA e aconteceu no auditório do Centro Integrado Sesi – Senai – Fiemg, em Ipatinga.
De acordo com o presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, o tema da palestra vem de encontro à realidade da região. "Precisamos reinventar o Vale do Aço, buscar novas vocações. Estamos otimistas com a assinatura da ordem de serviço para inicio das obras de duplicação da BR-381, pela presidente Dilma e esperamos que com a duplicação o gargalo da logística seja sanado e novos investimentos sejam feitos a fim de transformar o Vale do Aço no novo vetor de desenvolvimento para o Estado", pontua.
REINVENÇÃO
Durante a abordagem do tema o presidente da HSM Educação, ressaltou que todos podem inovar e ser criativos. "A inovação está mais ligada à reinvenção do negócio e seus processos. Para inovar, não é preciso, necessariamente, gastar muito, nem mesmo criar produtos revolucionários. Gosto sempre de citar o que dizem os empresários que descobriram na inovação fontes de crescimento e competitividade: inovação é dinheiro novo no bolso", diz.
Para ele apesar do Brasil ter grandes exemplos de inovadores como Santos Dumont, Osvaldo Cruz e Ozires Silva, o país não é considerado inovador devido a educação ruim.
"As condições do nosso mercado não favorecem a inovação, educação inclusive". Em sua opinião é possível inovar gerando valor para as organizações na interface entre tecnologia e modelos de negócios, ou seja, a forma que a empresa cria valor, entrega valor e captura valor. "Na perspectiva da inovação tecnológica, as organizações se reinventam criando produtos e serviços, aperfeiçoando os existentes, redesenhando processos", e completa, "nenhuma indústria, nenhum setor da economia, nem educação é imune à inovação".

SEM RECEITA
Segundo Rivadávia a inovação depende de um conjunto de condições criadas, estimuladas e recompensadas que favorecem o compartilhamento, a abertura a novas ideias, a tolerância aos erros honestos e a solução colaborativa de problemas.
Sobre estratégias de crescimento ele informa que é importante compreender que não existe uma receita de bolo pronta ou fórmula mágica.
As estratégias dizem respeito à competitividade. As organizações inovadoras que almejam o crescimento são hábeis em lidar com estratégias de aprendizado.
Mas, infelizmente reforça o professor é lamentável perceber que as empresas têm matado a criatividade, o empreendedorismo e a inovação a partir de perspectivas absolutamente diferentes. "Temos que entender que todos nós podemos inovar, ser criativos e espalhar as boas novas. Em qualquer organização a inteligência está distribuída, é necessário a libertação do poder coletivo", finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com