Instalação das esculturas e reforma da casa do bom velhinho marcam o início da decoração do “Ipatinga, Cidade Luz”
IPATINGA – O clima de Natal já começa a tomar conta do principal cartão-postal de Ipatinga com o início da instalação do presépio de aço e da preparação da tradicional Casinha do Papai Noel, elementos centrais da decoração do projeto “Ipatinga, Cidade Luz”. As peças natalinas que compõem o presépio já estão sendo posicionadas no Parque Ipanema, criando um cenário que atrai visitantes e se torna um convite para fotos e momentos em família.
O acervo é formado por 22 esculturas em aço, incluindo o presépio, os Três Reis Magos, anjos e as renas do Papai Noel. As peças foram doadas ao município pela Usiminas em 2013 e, desde 2017, passaram a compor exclusivamente o conjunto natalino do Parque Ipanema.
Além das esculturas, a tradicional Casinha do Papai Noel passa por reforma e recebe cuidados especiais para acolher a chegada do bom velhinho, um dos destaques mais celebrados pela comunidade.
ILUMINAÇÃO
Já foi iniciada a instalação da iluminação especial que vai embelezar ainda mais o Parque Ipanema, que ao longo dos anos transformou o principal cartão-postal da cidade em um dos cenários natalinos mais visitados da região.
No dia 2 de dezembro, às 20h, o Parque Ipanema recebe o acendimento oficial da iluminação de Natal, acompanhado por uma cantata especial que promete emocionar o público. A apresentação reunirá o coral de alunos das Escolas Municipais de Ipatinga, o Coral Infantojuvenil e a Orquestra da Escola Municipal de Música TOM (Tenente Oswaldo Machado), sob a regência do maestro Walter Mesquita, além da Banda TOM, que fará uma performance especial na tradicional chegada do Papai Noel na escadaria do Ipatingão, sob a regência de Wanderson Franco de Sá.
A iluminação integra mais uma edição do projeto Seminaluz, realizada pelo Instituto Seminaluz e pelo Hibridus Ponto de Cultura, com patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio da Prefeitura de Ipatinga e da Cênika Produções. O projeto faz parte da agenda de eventos da prefeitura com o tema “Ipatinga, Cidade Luz”. A decoração permanecerá aberta ao público até janeiro de 2026.



