quarta-feira, novembro 27, 2024
spot_img
InícioCulturaPrêmio É o Bicho promove a reconexão com a natureza

Prêmio É o Bicho promove a reconexão com a natureza

Concurso recebe fotos até o dia 30, publicadas em Instagram e Facebook

BRASÍLIA – O Projeto Bichos do Pantanal, criado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, lançou o concurso É o Bicho, que recebe fotos de animais silvestres até o dia 30 de maio, publicadas no Facebook ou no Instagram por pessoas de todas as idades e de todo o país.

Segundo disse a diretora-executiva do Instituto Sustentar, Jussara Utsch, com o objetivo de “aliviar um pouco o estresse do isolamento das pessoas na quarentena, a gente está criando algumas atividades virtuais”. Uma delas é a campanha É o Bicho.

Jussara informou que o prêmio visa promover a reconexão das pessoas com a natureza. O projeto foi trazido dos Estados Unidos pelo ecólogo Douglas Trent, diretor de pesquisas e mentor do Projeto Bichos do Pantanal. Na avaliação de Trent, dificilmente se encontra um brasileiro que saiba de forma correta quantas espécies de aves ou árvores, por exemplo, existem na região onde ele mora. “Nós brasileiros estamos no país com a maior biodiversidade do planeta, mas não temos essa conexão com a vida silvestre”, avaliou a diretora-executiva do Instituto Sustentar. “Os gringos vêm para cá e promovem observações de aves, de macacos, onças. E os brasileiros, não”.

Por isso, o prêmio tem o objetivo de reconectar as pessoas com a natureza, ampliar o conhecimento sobre essa biodiversidade brasileira. “Ele é restrito a zonas habitadas, porque agora as pessoas estão em casa. Mas qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil, pode participar observando qual a espécie de vida silvestre ela consegue ver no quintal dela, no jardim, através da janela, na praça em frente, na árvore em frente à janela dela”, acentuou a diretora.

REGISTRO

Douglas Trent destacou que o prêmio não deve ser visto somente como um concurso. “Essa é também uma ação de registro nacional da vida silvestre em centros urbanos e rurais habitados, possibilitando um grande inventário da fauna presente nas regiões do país”, afirmou. “A finalidade do concurso é quantificar a vida silvestre. As pessoas vão ajudar a fazer um inventário das espécies de vida silvestre pelo país afora. A gente vai reunindo essas informações”, complementou Jussara.

O tema do concurso é “Vida Silvestre com mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios”. Os registros poderão ser fotográficos ou videográficos. Os materiais postados deverão ser acompanhados da localização da foto. Serão contabilizados somente os registros de diferentes indivíduos por espécies. Isso significa que não serão contabilizados para o concurso fotos de um mesmo animal. Todas as postgens deverão conter a marcação do perfil do Projeto Bichos do Pantanal nas redes sociais, através da hashtag #Premioeobicho e do perfil @projetobichosdopantanal, no Facebook e no Instagram.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments