terça-feira, agosto 26, 2025
Google search engine
InícioCidadesPrefeitura publica registro de preços para fiscalização eletrônica do trânsito em Ipatinga

Prefeitura publica registro de preços para fiscalização eletrônica do trânsito em Ipatinga

Tecnologia será aliada no combate à imprudência e reforço da segurança. Só em 2025, cidade já registrou mais de 2.300 acidentes

IPATINGA – Para conter o avanço da imprudência no trânsito e garantir mais segurança a motoristas e pedestres, a Prefeitura de Ipatinga publicou terça-feira (1º) o registro de preços para contratação de empresa especializada na instalação e manutenção de equipamentos de fiscalização eletrônica nas vias urbanas do município.

A medida integra um conjunto de ações de modernização da mobilidade urbana, com foco na segurança viária e na organização do tráfego de veículos, ciclistas e pedestres.

Com a contratação, serão implantados sistemas para fiscalizar o avanço de sinal vermelho, o desrespeito às faixas de pedestres e, de forma gradativa, o excesso de velocidade em vias com altos índices de acidentes. “Vamos instalar equipamentos modernos que fiscalizam quem avança o sinal vermelho e quem não respeita a faixa de pedestres. É uma forma de organizar melhor o trânsito, coibir abusos e evitar acidentes. A Prefeitura também terá mais agilidade para monitorar o fluxo e tomar decisões rápidas. Isso tudo vai refletir em mais segurança e fluidez no dia a dia da população”, explica o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares.

NÚMEROS

O crescimento no número de acidentes chama atenção e justifica as medidas. Em todo o ano de 2024, Ipatinga registrou 4.470 acidentes de trânsito, sendo 1.463 com vítimas. Agora, em apenas seis meses de 2025, já foram contabilizados 2.300 acidentes, 724 com vítimas — ou seja, mais da metade do total do ano anterior em apenas meio ano.

“Estamos diante de uma realidade preocupante. Boa parte desses casos envolve avanço de sinal e desrespeito às faixas de pedestres. Com os novos equipamentos, vamos intensificar a fiscalização e inibir comportamentos de risco. A tecnologia será uma aliada importante para proteger vidas e tornar o trânsito mais seguro para todos”, alerta o adjunto da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescom), Júlio César Teodoro.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments