Cidades

Prefeitura prolonga ciclovia do Canaã até a Avenida Maanaim

As obras de prolongamento da ciclovia já foram iniciadas e são elogiadas por moradores e comerciantes do Canaã e região

IPATINGA
– A Prefeitura de Ipatinga já iniciou, nesta semana, as obras de prolongamento da ciclovia existente no canteiro central da avenida Selim José de Sales, no bairro Canaã, até a ligação com a nova Avenida Maanaim, que está em construção e vai interligar a região ao Parque Ipanema. A intervenção atende a uma antiga reivindicação de moradores e comerciantes, com objetivo de assegurar mais segurança no trânsito e melhores condições de mobilidade urbana.

Além da ciclovia, a Prefeitura já prepara a pavimentação da Avenida Maanaim. O novo complexo viário de Ipatinga está sendo construído na ligação do Parque Ipanema com os bairros Iguaçu, Cidade Nobre, Caçula, Canaã e região. Mais de 100 mudas de árvores de cerca de 20 espécies típicas da Mata Atlântica regional foram plantadas, dentro do projeto de paisagismo e jardinagem elaborado pela Prefeitura para a Avenida Maanaim.

CICLOVIA E ESTACIONAMENTO
O projeto da ciclovia foi anunciado pela prefeita Cecília Ferramenta durante a assinatura da ordem de serviços para construção de uma ponte na ligação das Avenidas Maanaim e Simon Bolivar, na sexta-feira passada (11). “Mesmo diante das dificuldades financeiras do município, por causa da crise econômica do país, conseguimos garantir recursos financiados para ampliar a ciclovia do Canaã e criar mais vagas de estacionamentos, por indicação da própria comunidade local”, enfatizou a prefeita.

De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), a pista destinada a ciclistas e pedestres será totalmente asfaltada, com três metros de largura. O novo percurso terá 450 metros de extensão, ladeado por gramados, na área onde é realizada aos domingos a tradicional feira livre do Canaã. Está prevista, também, a criação de cerca de 120 vagas de estacionamentos em 45° destinadas a veículos de passeio e caminhões.

COMÉRCIO
“A ligação da ciclovia da Avenida José Selim de Sales com a da Maanaim vai trazer mais conforto para a comunidade, melhorando as vendas no comércio e a segurança no trânsito do bairro”, avalia o empresário Euler Faber de Andrade, de 41 anos, elogiando a iniciativa da Prefeitura em realizar as obras. Ele é um dos fundadores da Rede de Comércio do Canaã, entidade criada em 2013 com objetivo de buscar melhorias para o bairro e que atualmente conta com mais de 250 comerciantes e empresários cadastrados.
Para o comerciante Marcelo Antonio Silva, de 38 anos, além da ciclovia, a criação de novas vagas para estacionamentos vai representar “um novo fôlego” para o comercio local. “Atualmente, muita gente deixa de comprar na região central do Canaã porque não encontra lugar para estacionar. Então, essa medida da Prefeitura de fazer intervenções para melhorar a mobilidade urbana no bairro é muito bem-vinda”, argumenta.

SEGURANÇA

A chegada das máquinas que iniciaram a construção do novo trecho da ciclovia na Avenida José Selim de Sales foi comemorada pelos ciclistas que diariamente precisam dividir a via com carros, caminhões e ônibus. Para o estoquista Jeílson Rocha, de 19 anos, as intervenções significam o fim dos acidentes que se tornaram rotineiros no local. “Para quem tem a bicicleta como meio de transporte, essa obra significa um alívio. Com certeza vai garantir mais segurança para todos”, comenta o rapaz, que mora no bairro Bethânia e trabalha no Iguaçu. “Passo por aqui pelo menos quatro vezes por dia e já vi muitos acidentes acontecerem. A Prefeitura acertou com esse projeto”, complementa.

Quem também se diz aliviada com as obras é a dona de casa Adriana Silva Pereira, de 24 anos. No terceiro mês de gestação, ela explica que a Avenida José Selim de Sales é parte do trajeto entre a sua casa e o Hospital Municipal de Ipatinga, onde faz os exames de pré-natal. “Passo por aqui sempre com medo de ser atingida por algum veículo. Como ciclista, não poderia ter recebido melhor notícia. Esse novo trecho da ciclovia vai ajudar a organizar o trânsito no local”, reforça.


Trecho da avenida Maanaim recebe a primeira camada de asfalto

Cidade ganha novo complexo viário
O projeto desenvolvido pela Semop na ligação do Canaã à Avenida Maanaim faz parte do plano de construção do novo complexo viário de Ipatinga, com investimentos obtidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e economizados durante a execução das obras. Além disso, contempla uma das propostas de mobilidade urbana descritas no programa de governo da prefeita Cecília Ferramenta.
Em 2013, Ipatinga contava com cerca de 40 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas, boa parte em péssimo estado de conservação. De lá para cá, a Prefeitura promoveu a ampliação da malha cicloviária do município, atualmente com cerca de 50 quilômetros, e a recuperação de vários trechos de ciclovias, nas Avenidas JK (Jardim Panorama), Minas Gerais (Caçula), Getúlio Vargas (Caravelas), José Selim de Sales (Canaã/Bethânia), José Júlio da Costa (Ideal/Ferroviários) e Itália (Cariru). Além disso, foi realizada a completa revitalização da ciclovia da Avenida Macapá (Veneza I), indicada pela população no Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com