Cidades

Prefeitura e comunidade põem a mão na massa

TIMÓTEO – Moradores, professores, servidores, secretários municipais, vereadores, o vice-prefeito Renato Araújo e o prefeito de Timóteo, Keisson Drumond (PT), se uniram neste sábado (19) para dar início à reforma do prédio e das instalações da Escola Municipal do bairro Limoeiro. O esforço conjunto, chamado de “Mutirão da Cidadania”, foi o início de um programa de reforma de todas as escolas da rede municipal.

De espátulas, vassouras, enxadas e colheres de pedreiro na mão, mais de 50 pessoas se integraram ao “Mutirão da Cidadania”, cujo movimento atraiu a atenção de curiosos e incentivou vários moradores a aderirem ao esforço da Administração Municipal. Teve gente que levou ferramentas de casa, e alguns que contribuíram, inclusive, com materiais de construção, como massa corrida e tintas.

Durante todo o dia, os voluntários de dividiram em várias tarefas. Enquanto uma turma raspava e lixava as paredes, outra cuidava das carteiras. Um grupo cuidava do corte da grama e roçada na área da escola. Teve também uma turma responsável pela limpeza da caixa d’água e reparos na rede hidráulica, enquanto outros, como os vereadores Careca (PR), Natinho (PSol), Reginaldo da Fast (PMDB) e Zizinho (PR), ajudavam nos reparos e alvenaria. “Essa integração é um exemplo de como a escola e a comunidade podem ser parceiras”, destacou a secretária municipal de Educação, Cecília Maria Martins Reis Siqueira.

Ao final da manhã, a escola já apresentava uma “cara” melhor. Na hora do almoço, todos se reuniram na cozinha da escola para saborear uma suculenta feijoada, preparada também por voluntárias, que se cotizaram para a compra do arroz, do feijão e dos demais ingredientes.


Grupo dividiu as tarefas: enquanto uma turma raspava e lixava as paredes, outra cuidava das carteiras, do corte da grama e roçada na área da escola

MÃO NA MASSA
A reforma da escola do Limoeiro, uma das mais precárias da rede municipal, vai continuar nos próximos dias, com servidores das Secretarias de Obras e de Educação e o apoio da comunidade. “Estamos colocando a mão na massa, literalmente. É bonito, chega a ser emocionante, ver tanta gente voluntária que saiu de casa num sábado de manhã para contribuir não só com a escola ou com o bairro, mas com toda a cidade. É com essa parceria, esse importante apoio da população, que vamos construir a cidade dos sonhos de todos nós”, saudou Keisson Drumond.

Entre as voluntárias que se dividiam entre as múltiplas tarefas do “Mutirão da Cidadania”, estavam as professoras de Geografia e de Matemática, Glícia Recla e Waléria Ferreira Campos, respectivamente diretora e vice-diretora da Escola Municipal do Limoeiro. Elas comemoraram o esforço e a integração com a comunidade. “Vamos aproveitar para melhorar outros aspectos, como a ventilação, a iluminação, acabando com o ambiente opressor e de abandono ao qual a escola foi relegada nos últimos anos”, afirmou Glícia Recla.


A servidora pública Glorinha ajudou na preparação da feijoada servida na hora do almoço

 

“A união faz a força”
Timóteo – Disposição para o trabalho e felicidade por ajudar a reformar uma das maiores escolas – com 29 turmas e aproximadamente 800 alunos – e também das mais precárias da rede municipal. Esses eram os sentimentos dos mais de 50 voluntários que, na manhã deste sábado (19), se reuniram para fazer uma série de reparos e melhorias no prédio e nas instalações da Escola Municipal do bairro Limoeiro, em Timóteo.

“Eu tenho muito carinho por essa escola, que há muitos anos não recebia nenhuma melhoria por parte da Administração Municipal. Eu nunca vi uma coisa parecida como essa, que envolveu o governo e a comunidade”, aprovou a servidora pública Glória Rodrigues, a Glorinha, de 51 anos, metade dos quais como auxiliar de serviços gerais e inspetora da Escola do Limoeiro.

Os sete filhos de Glorinha estudaram na escola do Limoeiro, onde atualmente estão matriculados, também, os seus 10 netos. “A nossa escola estava realmente precisando de uma reforma. Isso vai melhorar tudo e vai motivar os funcionários e os alunos. Peço a Deus que esse trabalho bonito continue em toda a cidade, e que a população também assuma a sua parte. A união faz a força”, afirmou Glorinha, que, entre outras tarefas, foi a responsável pela preparação da feijoada servida na hora do almoço.

Outro voluntário que neste sábado saiu cedo de casa para se integrar ao “Mutirão da Cidadania” foi o pastor Francisco Miranda Tomaz, da Igreja do Evangelho Quadrangular. “É muito bom ver essa integração. A melhoria da educação dos nossos filhos passa por movimentos como esse e pela integração entre a Administração e a Comunidade”, aprovou Francisco Miranda, que tem um filho matriculado na Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), no bairro Alphaville.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com