Cidades

Prefeitura do Paraíso retira mais de 650 toneladas de lixo das ruas

De acordo com o secretário, a coleta estava paralisada desde o dia 22 de dezembro de 2012
(Crédito: ACS/Santana do Paraíso)


PARAÍSO
– O secretário de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Eri Pimenta, fez um balanço das ações desenvolvidas por sua secretaria nos primeiros 22 dias do governo Zizinho (PT). Um dos principais problemas encontrados pela administração foi o acúmulo de lixo e entulhos no município. De acordo com o secretário, a coleta estava paralisada desde o dia 22 de dezembro de 2012.

“Tivemos que traçar um plano emergencial para limpeza da cidade. Nossa prioridade foi normalizar e regularizar a coleta do lixo. Em 12 dias de trabalho, foram recolhidas cerca de 234 toneladas de lixo domiciliar em todo município. Normalmente esse volume tão alto de lixo é gerado durante um mês em uma cidade do tamanho de Ipatinga”, compara Eri Pimenta.

Outro ponto crítico está ligado ao acúmulo de entulhos espalhados por Santana do Paraíso. Somente no bairro Industrial, sem contar o barro das últimas chuvas, foram recolhidas cerca de 450 toneladas, isso apenas nas principais vias do bairro. Apesar de ser um volume significativo, representa pouco em relação ao restante do município. Há muita concentração de entulhos nas ruas, nos canteiros, em áreas de proteção ambiental e principalmente nas beiras de rodovias e margens dos córregos.


“Estamos há 22 dias no governo. Ainda há muito para ser feito, mas acredito
que estamos no caminho certo, atendendo aos anseios da população e do
prefeito Zizinho de ter uma cidade com melhor qualidade de vida”.

Eri Pimenta,
secretário de Serviços Urbanos

MUTIRÃO
De acordo com o secretário, algumas medidas emergenciais serão adotadas para solucionar os problemas: “Uma vez que não possuímos a estrutura necessária para sanar a situação na velocidade e na necessidade que a população deseja e merece, vamos viabilizar nos próximos dias o mutirão de limpeza”, adianta. Entre as ações, estão o desentupimento de bocas de lobos, capina, recolhimento de entulhos, melhorias do sistema de coleta de lixo domiciliar, substituindo os caminhões caçambas por caminhões compactadores. A coleta hoje é feita somente por funcionários da prefeitura – em sua maioria mulheres. “As sacolas de lixo às vezes são pesadas para serem lançadas a uma altura de quase dois metros até atingir a carroceria do caminhão. Estamos fazendo um estudo para possível terceirização da coleta do lixo no município e as mulheres que hoje realizam este trabalho serão aproveitadas para o serviço de manutenção da limpeza e varrição da cidade”, fala o secretário.

A conscientização dos moradores de Santana do Paraíso é de fundamental importância para a manutenção das ações de melhorias que estão sendo adotadas pelo município, avalia Eri Pimenta. “A população também tem que fazer sua parte. Chamamos a atenção para o período chuvoso, quando devem ser evitados cortes de barrancos e acúmulo de entulhos em vias públicas”, alerta.

 

MORADORES RECLAMAM DE ANIMAIS SOLTOS
PARAÍSO
– A presença de bois, vacas e cavalos na via pública vem incomodando os moradores de Santana do Paraíso, que contam que os animais circulam livremente pelas ruas e avenidas de bairros como Industrial, Águas Claras, Veraneio, Residencial e Centro, além da estrada que liga a cidade a Ipatinga.

Segundo o motorista Anailton Antônio, que trabalha na cidade e dirige um veículo escolar diariamente nos períodos matutino, vespertino e noturno, a cena é comum. Ele próprio vem sofrendo com a presença dos animais: “já tive que parar o carro e frear em cima de animal no escuro”, contou.

Mas Anailton não é o único. De acordo com ele, seu irmão e alguns amigos já passaram por transtornos parecidos causados pelos bois, vacas e cavalos que trafegam livremente pelo município. O motorista disse também que os animais pertencem a fazendeiros da região, mas que não é possível saber ao certo de quem se trata devido ao grande número de sítios e chácaras no local.

Com o fluxo de animais, colisões acabam se tornando frequentes nas imediações. No Brasil, os donos de animais possuem a obrigação de guardá-los e se tornam responsáveis quando, soltos na pista, causam acidentes. Os proprietários devem arcar com os prejuízos sofridos pelos motoristas que, dirigindo em velocidade compatível com o local, venham a colidir com seus animais.

De acordo com o artigo 53 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), animais isolados ou em grupos só podem circular nas vias conduzidos por um guia. Em casos de rebanhos, eles deverão ser divididos em grupos de tamanho moderado, para facilitar os deslocamentos, e separados uns dos outros por espaços suficientes para não obstruir o trânsito. O CTB exige ainda que os animais que circularem pela pista de rolamento deverão ser mantidos juntos à borda da pista.

O CTB prevê também que, em caso de animais na pista, os órgãos competentes podem realizar o seu recolhimento, devolvendo-os aos seus proprietários mediante o pagamento de multa.

Motoqueiro tenta passar pela rua Sagrado Coração, mas é impedido por bois e vacas

RECOLHIMENTO

Segundo a Prefeitura de Santana do Paraíso, em um primeiro momento, os possíveis donos desses animais serão identificados e será feita uma comunicação direta a esses proprietários, informando que os mesmos os retirem da área urbana. Aqueles que não se adequarem e persistirem com os animais soltos serão multados, podendo até mesmo ter o animal apreendido, com custo elevado para retirada do mesmo.
A Administração também estuda viabilizar um Curral do Conselho, estruturado e preparado para resolver em definitivo o problema de animais nas vias públicas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com