Cidades

Prefeitura de Timóteo e Unileste realizam simpósio sobre o Forno Hoffman

Objetivo é apresentar propostas, a partir dos estudos preliminares acerca do atual estado do equipamento público e indicativos de possíveis intervenções, reocupação e uso do espaço público

Vista aérea do forno

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (Unilab) realizará simpósio para apresentação do produto final resultante da parceria institucional celebrada entre as partes. 

O encontro, que integra a Semana Integrada do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste acontecerá nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, de 19 às 22 horas, no Auditório Padres do Trabalho do Centro Universitário, em Coronel Fabriciano. O principal objetivo é apresentar o conjunto de propostas elaboradas ao longo do semestre, a partir dos estudos preliminares acerca do atual estado do equipamento público e indicativos de possíveis intervenções, reocupação e uso do Forno Hoffman – equipamento que integra o acervo do patrimônio histórico cultural de Timóteo.

O registro da demanda de estudo das possibilidades de intervenções, reocupação e destinação de uso para o Forno Hoffmann estão atrelados às informações encaminhadas decorrentes do atendimento da instituição à demanda manifestada pelo Executivo Municipal. Posteriormente o Município foi convidado a registrar formalmente na plataforma Unilab.

Após o cadastro da demanda manifestada pela Prefeitura de Timóteo, foi realizada uma primeira reunião de trabalho para a definição das diretrizes a serem observadas e ações para início dos estudos, coordenados pelos Professores Ricardo Augusto Crochê e Agmar Lacerda, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste. A Prefeitura de Timóteo foi representada pelo engenheiro civil da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sidnei Teixeira Lima, e pelo subsecretário de Esporte, Cultura e Lazer e Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio de Timóteo, Prof. Cláudio Gualbertto. A reunião contou ainda com a participação do Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo, Céllio Souza, morador na região do entorno do Forno Hoffmann.

Vistoria

LEVANTAMENTOS 

Em 21 de setembro de 2019 foi realizada a segunda etapa do procedimento previsto na plataforma Unilab, com visita in loco do corpo docente e discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo no Forno Hoffmann. Foram realizados levantamentos de informações e registros de imagens para subsidiar a elaboração das propostas que serão apresentadas durante o simpósio desta terça-feira. As propostas a serem apresentadas foram submetidas a uma prévia análise nos dias 12 e 14 de novembro.

A realização do simpósio temático sobre o Forno Hoffmann, como atividade integrante da Semana Integrada do Curso de Arquitetura e Urbanismo, traduz a importância do tema para a Administração Municipal de Timóteo e o Centro Universitário e representa a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelas organizações parceiras. Trata-se de uma iniciativa em prol da estruturação das políticas públicas setoriais referentes ao patrimônio histórico cultural local.

De acordo com Cláudio Gualbertto, os estudos preliminares sobre o diagnóstico social já foram realizados com as primeiras propostas de revitalização, que incluem ações de intervenções físicas e de gestão futura do Forno Hoffman, carecendo ainda do aprofundamento da análise de viabilidade técnica e financeira pela Prefeitura de Timóteo. 

UNILAB

O Unilab é um laboratório de estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções de problemas e de inovação nos campos da gestão, produção e prestação de serviços para empresas e organizações da sociedade do Vale do Aço. É um espaço de aproximação entre a academia e o mundo do trabalho. O projeto possibilita aos estudantes a aprendizagem a partir de demandas e necessidades reais da sociedade e às empresas e organizações e propor solução de alguns de seus problemas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com