Cidades

Prefeitura de Ipatinga retoma projetos no Pedra Branca

IPATINGA – O apoio da Prefeitura Municipal para resgatar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Penae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi um dos principais assuntos abordados durante reunião realizada na antiga Fábrica de Doces de Banana do bairro Pedra Branca. A prefeita Cecília Ferramenta participou do encontro e recebeu os agradecimentos dos produtores rurais, quitandeiros e moradores do bairro pela retomada do convênio do município com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A empresa é articuladora e gestora de políticas públicas, como Penae e o PAA.

Desde 1º de novembro de 2012, a Emater Ipatinga deixou de prestar assistência técnica e extensão rural a 335 produtores da região, pela falta de pagamento do convênio por parte do governo anterior. O órgão, que também organiza e assessora formalmente 17 associações comunitárias da zona rural do município – nos bairros Tribuna, Ipaneminha, Ipanemão, Taúbas, Pedra Branca, Forquilha e Córrego dos Lúcios – além de cidades vizinhas, retomou o atendimento público no dia 15 de janeiro deste ano, depois de uma renegociação do convênio com a PMI.

APOIO
Para a quitandeira do grupo Tradição Familiar, Elizete Alves dos Santos, 35, sem o apoio da Prefeitura e a assistência da Emater Ipatinga, a associação comunitária chegaria ao fim. “Precisamos retomar os programas de apoio à produção rural, e contamos com a participação da Prefeitura, que sempre foi nossa maior cliente e principal apoiadora. A participação da prefeita nessa reunião nos mostra que a atual administração está disposta a colaborar com as comunidades rurais”, avaliou a moradora do Pedra Branca, elogiando a presença de Cecília Ferramenta no encontro.

MOMENTO HISTÓRICO
A quitandeira Maria Rosa, 72, também descreveu a importância do atendimento dos extensionistas da Emater para produção, venda e distribuição dos produtos. “Eu e meu filho produzimos biscoitos, e o dinheiro arrecadado é a renda que sustenta minha família. Sem o auxílio da Emater e da PMI, não tínhamos mais o mesmo retorno financeiro”, contou. “Precisávamos de atenção, pois nós (moradores da Pedra Branca) estávamos esquecidos e isolados. Acreditamos que, agora, não vamos mais sofrer com o descaso, como aconteceu no ano passado”, completou.

A prefeita Cecília Ferramenta destacou a alegria de oportunizar às comunidades rurais o resgate de políticas públicas esquecidas pelo governo anterior. “Esse é um momento histórico. Retorno às instalações da antiga Fábrica de Doces de Banana do Pedra Branca comemorando poder voltar a contribuir com esta comunidade rural e dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos com tanta dedicação nos governos dos ex-prefeitos Chico Ferramenta e João Magno”, reforçou a prefeita.

As iguarias produzidas pelas quitandeiras dos grupos Tradição Familiar e Mãos para o Talento, assistidos pelos extensionistas da Emater Ipatinga, foram apresentados à Cecília Ferramenta ao final do encontro, também como agradecimento pela retomada do convênio. Mais informações sobre as associações comunitárias assistidas pela Emater Ipatinga podem ser obtidas pelo telefone (31)3821.6147.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com