Cidades

Prefeitura de Ipatinga estende rota fumacê para toda a cidade

Secom PMI

IPATINGA – A utilização do carro fumacê para o controle do mosquito Aedes aegypti foi ampliada e vai percorrer todos os bairros de Ipatinga. Por decisão da Administração Municipal, em conjunto com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), o ciclo de pulverização do inseticida será levado a mais 22 bairros. Dois veículos e equipes especializadas estarão em campo, simultaneamente, com objetivo de diminuir a proliferação do vetor e proteger a população contra dengue, chikungunya e zika vírus.

DOIS PERÍODOS

Em Ipatinga, o fumacê é realizado em dois períodos, nos horários de 5h às 10h e de 17h30 às 22h30, inclusive nos finais de semana. A programação é feita em três ciclos, com intervalos médios de cinco dias entre uma aplicação do inseticida e outra. A recomendação é que os moradores deixem as janelas abertas para permitir que a ação do inseticida tenha eficácia. A ação começou a ser efetivada no município no último dia 4, e já foi concluída em 14 bairros das Regionais 3, 4, 5, 6 e 8. Nessa etapa são priorizados os bairros com maiores índices de infestação do mosquito e casos suspeitos das doenças.

ABRIR PORTAS E JANELAS
Supervisor de campo da Prefeitura de Ipatinga, Igor Gandra reforça a importância de a população abrir as portas e janelas durante a passagem do carro fumacê. Mas o profissional frisa que o inseticida só é eficaz contra o mosquito adulto. Portanto, não mata os ovos e larvas do Aedes aegypti depositados em materiais inservíveis que acumulam água e se transformam em novos criadouros.

“O fumacê é uma medida complementar no controle do mosquito e não exime a comunidade de continuar com os cuidados básicos para eliminar criadouros dentro de casa e colaborar com a limpeza, evitando descartar lixo e entulho em vias públicas”, acrescenta o profissional que atua no controle de zoonoses do município. O inseticida utilizado na operação em Ipatinga é fornecido exclusivamente pelo Ministério da Saúde e a sua distribuição, controlada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG).

SERVIÇOS
Centro de Controle de Zoonoses: informações, dúvidas, denúncias e agendamento de palestras e atividades educativas, pelos telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313.
Serviços Urbanos e Meio Ambiente: fiscalização e denúncias sobre descarte irregular de lixo e solicitação de serviços, pelos telefones (31) 3829-8514 (7h às 13h) e 3829-8135 (12 às 18h).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com