Foto: As intervenções foram feitas no Hospital Jaques Gonçalves Pereira, localizado no distrito de Perpétuo Socorro
BELO ORIENTE – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste mês de setembro, 36 cirurgias eletivas de catarata. O objetivo é zerar a fila de espera no município. As intervenções foram feitas no Hospital Jaques Gonçalves Pereira, localizado no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura).
O município adota a política de “fila zero” e, para isso, realiza com recursos próprios uma média de 40 procedimentos mensais, conforme a demanda registrada na Secretaria Municipal de Saúde.
“Com a realização mensal das cirurgias, evitamos filas de espera e uma demanda reprimida em procedimentos oftalmológicos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Ranieri Prado.
LEITURA RETOMADA
A comerciante Nilza Lopes da Silva Lima, moradora de Perpétuo Socorro, foi uma das pacientes beneficiadas. Para ela, a cirurgia representa um recomeço.
“Eu gosto muito de ler e, com a catarata, ultimamente não estava conseguindo, além das dificuldades nas atividades do dia a dia. Agora com a cirurgia vai melhorar, com as bênçãos de Deus”, afirmou.
TRABALHO NA ROÇA
O aposentado Alcebíades Pereira Lage, morador da sede de Belo Oriente, também celebrou a oportunidade.
“Sem as vistas não tem jeito, prejudica muito. Com a cirurgia volto a fazer minhas atividades e a cuidar da minha roça”, contou.
De acordo com o médico oftalmologista Daniel Barreto, os cuidados no pós-operatório são fundamentais para a recuperação.
“É importante não colocar as mãos nos olhos, evite esfregá-los e utilizar corretamente os colírios indicados. Seguindo essas orientações, a expectativa é que em uma semana o paciente esteja com a visão restabelecida”, explicou.