Cidades

Prefeitura constrói rede de tratamento de água

IPATINGA – Aguardado há vários anos pelos moradores da comunidade do Córrego dos Lúcios, na zona rural de Ipatinga, o projeto de instalação da rede de abastecimento e tratamento de água começou a ser executado pela Prefeitura. A ordem de serviço para início das obras foi assinada na última segunda- feira (06) e os investimentos somam R$ 146 mil, repassados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA).

Segundo técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), o projeto vai beneficiar diretamente 11 famílias (cerca de 50 pessoas), além da sede da Igreja Católica do Córrego dos Lúcios. O fornecimento de água será feito por meio de tubulações ligadas a duas caixas d’água, que serão erguidas na comunidade. Depois de pronto, cada um dos reservatórios terá capacidade de armazenamento de 10 mil litros de água. Ao todo serão necessários quase 900 metros de tubos para implantação do projeto.

SKYHYDRANTS
O tratamento do recurso hídrico, captado de uma nascente localizada em área remanescente de Mata Atlântica, será feito por meio do aparelho “SkyHydrants”, pequeno sistema móvel de tratamento de água, criado na Austrália, que será instalado no reservatório. A tecnologia foi doada ao município pelo Instituto BioAtlântica (IBIO) e tem capacidade para tratar até 12 mil litros de água por dia.

O projeto também prevê a doação de caixas d’água com capacidade de 500 mil litros para as famílias beneficiadas. As obras são tocadas pela empresa 3G Construtora, vencedora do processo de licitação realizado pela Prefeitura. Parte da mão de obra contratada para trabalhar é formada por moradores da própria comunidade. Na avaliação técnica da Sesuma, as intervenções vão impactar diretamente na qualidade de vida das famílias na região do Córrego dos Lúcios, que passarão a ter, nas torneiras de suas residências, água apropriada para o consumo humano e dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Municipal de Saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com