Cidades

Prefeitura anuncia reinício das atividades do Plano Diretor

IPATINGA – A Prefeitura Municipal reiniciou os trabalhos para a elaboração do Plano Diretor de Ipatinga. Na manhã desta sexta-feira, a equipe da Fundação Gorceix apresentou à prefeita Cecília Ferramenta e seu secretariado, a proposta do Plano Diretor Participativo (PDP) e Legislação Complementar (LC) da cidade.

A retomada das discussões do Plano Diretor vem ao encontro da proposta de governo da prefeita Cecília Ferramenta de fortalecer a participação popular. “Quando falamos em Plano Diretor, temos como foco principal envolver a comunidade para a construção de uma cidade com qualidade de vida para todos”, reforçou a prefeita.

Cecília Ferramenta lembrou ainda que nos mandatos do ex-prefeito Chico Ferramenta foram elaboradas duas propostas de Plano Diretor. “Sempre tivemos essa preocupação com o ordenamento da cidade, com o crescimento sustentável de Ipatinga. A primeira proposta, ainda antes da existência do Estatuto das Cidades, no início da década de 90, nós enviamos à Câmara e ela acabou rejeitada. Em 2004, elaboramos um novo projeto e entregamos à administração que nos sucedeu e ao Ministério Público. Essa proposta sequer foi encaminhada ao Legislativo para apreciação”, recordou.

A prefeita destacou a importância da finalização dos trabalhos e aprovação do Plano Diretor, para que a cidade possa retomar o seu desenvolvimento. “Vários setores aguardam a aprovação do PDP para novos investimentos na cidade. Vamos debater amplamente a proposta com os diversos setores da nossa sociedade, para construirmos um projeto que contemple os desejos da maioria da população”, garantiu.
Durante o encontro desta sexta-feira, foram discutidos os principais eixos que envolvem o ordenamento territorial do município, tais como Estrutura Urbana e Mobilidade, Desenvolvimento Social e Habitação, Meio Ambiente, Uso do Solo e Questões Metropolitana.

O Plano Diretor Participativo é um instrumento jurídico legal capaz de garantir, por meio da participação popular, o desenvolvimento dos municípios, pautado no Estatuto das Cidades. Na Prefeitura de Ipatinga, uma equipe multidisciplinar acompanha efetivamente a execução das atividades, com o objetivo de garantir o cumprimento de todas as etapas do processo.

Na parte da tarde, a Equipe Permanente (EP) e Fundação Gorceix se reuniram com o objetivo de detalhar uma proposta de cronograma de atividades relacionadas ao Plano Diretor e leis complementares, garantindo a continuidade dos trabalhos e o processo de discussão junto à população.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com