Cidades

Prefeitura amplia acesso à saúde bucal infantil

IPATINGA – A Prefeitura Municipal realizou mais um “Mutirão de Odontologia Infantil”. Pelo menos 240 crianças com até cinco anos compareceram à ação, que teve como objetivo avaliar a saúde bucal dos pequenos e minimizar a fila de espera por atendimentos odontopediátricos da rede municipal de saúde. O mutirão aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Cidade Nobre.

As crianças convocadas aguardavam atendimento desde 2011. Assim como na ação realizada em junho deste ano, os pacientes com necessidade de atendimento especializado já saíram com agendamento imediato na rede municipal de saúde. Só que desta vez, apenas 70 voltarão ao dentista. No mutirão passado, 104 das 255 crianças atendidas apresentaram cáries e passaram por novas consultas na rede municipal.

Para a diretora do departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Ipatinga, Adriana Matos, a queda no número de encaminhamentos é um dos primeiros resultados positivos da ampliação das ações de saúde bucal infantil, em curso no município. “Quanto mais cedo for a visita ao dentista, menor é a probabilidade da criança apresentar problemas, como cárie. Como isso, passamos a atuar preventivamente ao invés de tratar”, pontua.

ESCOVAÇÃO

Em paralelo aos mutirões de odontologia infantil, a Prefeitura de Ipatinga continua com a escovação supervisionada nas escolas públicas e creches conveniadas. A ação foi retomada em maio deste ano. Até setembro, o total de procedimentos realizados ultrapassava os 22 mil, contra 2.085 feitos em todo ano passado. A ação integra o Programa Saúde na Escola, desenvolvido em parceria com o governo federal, e também vai avaliar a saúde bucal dos educandos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com