Cidades

Prefeitos eleitos conhecem papel da Agência Metropolitana do Vale do Aço

Thales Rezende, diretor-geral da Agência Metropolitana do Vale do Aço: proposta de gestão integrada e compartilhada com os municípios

FABRICIANO – A Agência de Desenvolvimento Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) foi um dos assuntos do encontro de prefeitos eleitos organizado pela Superintendência Regional de Saúde, em Coronel Fabriciano, realizado nesta segunda-feira (3), em Coronel Fabriciano. O diretor-geral Thales Rezende teve a oportunidade de apresentar aos futuros governantes municipais na gestão 2013 a 2016, a maioria, municípios que compõem a Região e o Colar Metropolitano, o papel da Agência e a sua contribuição para que o desenvolvimento ocorra de forma planejada e sustentável.

Apesar de reconhecida há mais de 14 anos, somente agora a Região Metropolitana do Vale do Aço tornou-se realidade. Ela existe desde 1998, quando foi instituída pela Lei Complementar 51, mas, na prática, não recebeu a devida atenção.
A luta valeu a pena, conforme destaca o diretor-geral Thales Rezende, lembrando que no Estado existem apenas regiões metropolitanas: a de Belo Horizonte e a do Vale do Aço. Polos também considerados importantes como Montes Claros, Uberlândia, Triângulo Mineiro, não conseguiram êxito no reconhecimento de suas regiões metropolitanas por não serem consideradas áreas conurbadas e não atingirem a densidade populacional.

A consolidação de Região Metropolitana traz benefícios importantes como a articulação entre todas as esferas da Administração Pública, iniciativa privada e até mesmo organismos internacionais na atração de investimentos em projetos de grande envergadura dentro de uma política pública voltada para a região. “A partir da Agência Metropolitana, o Governo do Estado se aproxima da realidade local, fazendo do Vale do Aço agenda obrigatória dos investimentos estatais”, destaca Thales, acrescentando que o Vale do Aço tem um instrumento governamental de articulação de políticas públicas com as demais secretarias de Estado, de busca de desenvolvimento econômico e social, de fomento e soluções efetivas para os problemas locais.

Apesar de ainda não ter sido inaugurada, o diretor-geral informa que a agência já vem trabalhando com equipe altamente qualificada de engenheiros e técnicos especializados dentro de uma proposta de gestão integrada e compartilhada com os municípios, fomentando o desenvolvimento socioeconômico regional.
Uma das primeiras iniciativas da Agência de Desenvolvimento Metropolitana é a contratação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), em fase adiantada, após discussão com representantes da sociedade civil, membros do Executivo e Legislativo que integram o Conselho e Assembléia Metropolitana.

PORTAS ABERTAS

No encontro com os prefeitos eleitos, o diretor Thales Rezende lembrou que as necessidades e os benefícios de um município refletem diretamente no outro. Cita como exemplo, a segurança pública e a saúde. “São assuntos que devem ser pensados de forma integrada. Quando o hospital siderúrgica foi fechado, houve impacto em todas as cidades da Região e Colar Metropolitano, principalmente em Ipatinga e Timóteo”. O Estado interveio e o hospital hoje é uma realidade com atendimento 100% SUS”, observou o diretor da Agência Metropolitana.

Thales também fez questão de frisar que a Agência está de portas abertas para auxiliar e contribuir com os municípios a pensar de forma metropolitana no sentido de buscarem soluções conjuntas. A Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Aço na Rua Zita de Oliveira, número 212, Novo Centro, Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com