Cidades

Prefeitos assinam compromisso

Dez prefeitos eleitos assinaram nesta terça-feira a carta compromisso “Cidades Sustentáveis, entre eles Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Paraíso e Timóteo

(Da Redação) – Dez prefeitos eleitos assinaram nesta terça-feira, 30, durante o “Seminário Regional de Responsabilidade Social: Futuro Sustentável e o Equilíbrio do Desenvolvimento” realizado pela Fiemg Vale do Aço, em Coronel Fabriciano, a carta compromisso “Cidades Sustentáveis”.
Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Caratinga, Inhapim, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Manhuaçu, Santana do Paraíso e Timóteo, agora inseridos no Programa, terão o compromisso de prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos.
De acordo com o coordenador da Secretaria Executiva do Programa Cidades Sustentáveis, Mauricio Broinizi, o Programa consiste em 12 eixos temáticos: governança, bens naturais comuns, equidade, justiça social e cultura de paz, gestão local para a sustentabilidade, planejamento e desenho urbano, cultura para a sustentabilidade, educação para a sustentabilidade e qualidade de vida, economia local, dinâmica e sustentável, consumo responsável e opções de estilo de vida, melhor mobilidade, menos tráfego, ação local para a saúde e do local para o global. “A cada um destes eixos estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência”. Mauricio ainda reforçou que os prefeitos deverão entregar duas prestações de conta, uma no meio e outra no término do mandato. “A carta compromisso coloca um desafio para esses prefeitos fazerem um diagnostico de como receberam o município e apresentar um plano de como eles querem entregar no fim da gestão”, explicou.
Para a prefeita eleita de Ipatinga Cecília Ferramenta (PT), a proposta do Programa Cidades Sustentáveis vai ao encontro do seu plano de governo. “É preciso resgatar o que de bom foi implantado nos outros governos e potencializar e otimizar ações que beneficiem a qualidade de vida e a sustentabilidade no município”, pontuou.
Segundo Luciano Araújo, presidente da Fiemg no Vale do Aço, o seminário sempre foi um sucesso na região e nesta edição não foi diferente. “Além de todas as ações do setor privado agora podemos contar com o setor público. Acredito que hoje plantamos uma semente, pois muitos prefeitos eleitos entram em sua gestão muitas vezes sem ter um direcionamento, e aqui estamos dando subsídios para que daqui a quatro anos possam entregar cidades melhores do que quando pegaram”, ressaltou.

DEBATES
O evento contou com a participação de Suênia Maria Cordeiro de Souza, diretora do Centro Sebrae de Sustentabilidade Mato Grosso que abordou o tema “Sustentabilidade e o Equilibrio do Desenvolvimento”.
Emilio Marthos, Instituto Ethos, Luiz Guilherme Gomes, secretário executivo do Movimento Nossa Betim e do mediador Genésio Zeferino da Silva Filho, reitor do Unileste e representante da sociedade civil no comitê da Região Metropolitana do Vale do Aço que debateram “A Gestão Sustentável Alinhada ao Desenvolvimento das Cidades”.
“Esse encontro surgiu em um momento favorável para discussão da região com os novos prefeitos a frente do executivo e da criação da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA”, declarou Zeferino.
Quem também esteve presente foi diretor geral da ARMVA, Thales Rezende Alves, que apresentou a Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço, além de Mauricio Broinizi, do Movimento Nossa São Paulo e Rede Latino Americana das Cidades Justas e Sustentáveis que apresentou a Plataforma “Cidades Justas e Sustentáveis”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com