Cidades

Prefeitos aprovam contas

Os prefeitos conheceram mais detalhes da lei ambiental que obriga os municípios a criar até agosto deste ano o plano municipal de integração de resíduos sólidos   (Fotos: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – Durante assembleia de prefeitos realizada pelo Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde), na tarde de terça-feira (5), foi aprovada a prestação de contas do último trimestre de 2011.
Os trabalhos foram coordenados por Denilson Andrade, presidente do consórcio e prefeito de Joanésia. Na abertura da reunião, ele falou sobre a retomada dos procedimentos clínicos do Consaúde e das dificuldades de encontrar prestadores de serviços que atendem segundo a tabela do SUS.
Outro ponto da pauta debatido na reunião foi a extinção do Consaúde Mental, importante serviço que passou a ser oferecido aos municípios desde 2002. Segundo Eloiza Dalla Vecchia, a secretária executiva, o programa foi desenvolvido há uma década em função da ausência de políticas públicas para saúde mental na região. Porém, hoje, com a criação da Rede Estadual de Atenção Psicossocial fomentada pelo Estado em parceria com o governo federal, toda a demanda dos municípios vai ser destinada ao novo sistema.
“O Consaúde vai continuar oferecendo consultas especializadas de psiquiatria aos municípios consorciados. É importante registrar que quando o trabalho de saúde mental foi implantado, realizou-se um diagnóstico minucioso em todos os municípios consorciados”, contou. O levantamento apontou casos de pacientes não recebiam nenhum tipo de assistência médica. Os índices de internação de usuários da região em hospitais psiquiátricos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Barbacena eram alto. Em alguns casos, o usuário era submetido a cárcere privado, antes de o programa ser desenvolvido.

SANEAMENTO MUNICIPAL
A pedido do prefeito Dionísio Weber Americano, o consórcio trouxe à assembleia profissionais da área jurídica e ambiental para falar sobre a legislação ambiental que vai exigir que os municípios criem planos municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
A elaboração do planejamento é condição para que os entes públicos tenham acesso a recursos para serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.
De acordo com o advogado Diogo de Souza, o prazo para que os municípios se comecem o plano é agosto deste ano, sob pena de responsabilização não apenas do Executivo mas também do agente político.
“O financiamento é feito pela União ou governo estadual. O município entra com uma contrapartida de apenas 2% para custear a elaboração do planejamento. O estudo é feito por uma equipe multidisciplinar”, explicou.
A engenheira sanitarista Elaini Delboni ressaltou que o trabalho de campo dura em média 10 meses. Além dos levantamentos, é necessária a realização de consulta popular para aprovação do plano.

 

Consaúde entrega ônibus para Ipaba
Ipatinga
– O Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde) entregou nesta terça-feira (5) mais um ônibus do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) para atender exclusivamente ao município de Ipaba.
Denílson Andrade, presidente do Consaúde e prefeito de Joanésia, entregou as chaves do veículo nas mãos da secretária de saúde do Ipaba, Marli de Lourdes, que representou o prefeito José Vieira, que não pode comparecer à Assembleia de Prefeitos.
O veículo vai beneficiar diretamente uma população de quase 16 mil pessoas que necessitam sair do Ipaba para tratamentos de saúde em Ipatinga e região. Agora o município possui ônibus próprio para atender à sua demanda.
“Implantamos o serviço no Consaúde em 2009, e agora chegou a vez do município de Ipaba receber o seu ônibus. O veículo vai proporcionar uma grande economia para os cofres públicos, como já aconteceu com os demais municípios do consórcio”, comentou o presidente.


Denilson Andrade entregou a Maria de Lourdes as chaves do veículo que vai atender ao município de Ipaba

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com