Cidades

Prefeitos aderem ao Projeto Conselho Eficaz

ABA e Instituto CENIBRA realizaram o encontro na regional Rio Doce

BELO ORIENTE – A Associação Beneficente Ágape (ABA), o Instituto CENIBRA, a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, representada pelo prefeito e vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius Bizarro, através do Projeto Conselho Eficaz para Criança, Adolescente e Idoso, promoveram o Encontro de Prefeitos e Gestores da Política Social dos 56 municípios da área de atuação da CENIBRA. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Metropolitano, em Coronel Fabriciano, para os municípios da regional Rio Doce.

O encontro com gestores foi realizado dentro das programações do Projeto Conselho Eficaz, que tem abrangência de atendimento da Política da Criança e do Adolescente e a Política do Idoso. Coronel Fabriciano sediou o evento uma vez que o projeto trata de capacitação e assessoramento gratuito e todo tipo de orientação e formação para os agentes públicos e sociais das cidades da área de atuação da CENIBRA. “Esta regional (Rio Doce) abrange 21 municípios e todos recebem periodicamente, por meio do Conselho Eficaz,assessoramento, formação e capacitação. É importante que os prefeitos e gestores saibam deste apoio e que sejam estabelecidas novas estratégias para bons resultados na Política da Infância, Adolescência e do Idoso em cada cidade. Com essa potencialização técnica, a capacidade de captar recursos para implantar políticas públicas para a Criança e o Idoso também é aumentada”, explica Beto Hudson, coordenador do Projeto Conselho Eficaz.

CAPACITAÇÃO

A analista de relações institucionais do Instituto CENIBRA, Isabel Mônica de Freitas, informa que o Instituto CENIBRA tem como política trabalhar a capacitação e formação da rede de operadores dos direitos de garantia da criança, do adolescente e do idoso. “O Conselho Eficaz já vem há mais de 10 anos com a capacitação e organização dos conselhos municipais, para que, organizados, eles tenham condições de fazer realmente prevalecer a Política de Atenção à Pessoa Idosa, Atenção à Criança e ao Adolescente, destinando os recursos, fazendo com que se concretize. O Instituto CENIBRA juntamente com a ABA e os 56 municípios contemplados pelo projeto, desenvolve as ações em parceria, viabilizando a organização institucional, captação de recursos para a efetivação das políticas públicas.”

AMIGO DO IDOSO

Durante o evento a coordenadora-geral de cuidado integral, do Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania apresentou o programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que dá suporte nas políticas e projetos voltados para os idosos e ainda certifica os municípios que aderirem. Luciana Barbosa afirma que “estamos em um contexto em que a população está envelhecendo; hoje temos cerca de 15% de população idosa que necessitam de serviços que atendam suas características. O ProgramaEstratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosafoi instituído neste sentido, sendo parceria do Ministério da Cidadania, Ministério da Mulher, dos Direitos Humanos e Ministério da Saúde. Por meio desta estratégia os municípios são incentivados a desenvolverem mais ações para a população idosa. É oferecido um suporte técnico no projeto, em como deve ser implementado e em relação a temas específicos da Estratégia”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com