Cidades

Prefeitas apresentam a Temer pauta de reivindicações dos Municípios

CAMPINAS – As prefeitas de Ipatinga, Cecília Ferramenta, e de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, participaram nesta segunda-feira (10), da entrega das reivindicações dos municípios ao governo federal, durante a 66ª Reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, em Campinas. O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, que recebeu a pauta do movimento municipalista, com o compromisso de repassá-la à presidente Dilma Rousseff.

QUEDA DE RECEITA
Na avaliação da prefeita Cecília Ferramenta, os municípios têm sido penalizados com quedas de receitas e com o pagamento de juros de dívidas contraídas com o Governo Federal. “São dívidas que o Município paga, paga mas não chegam ao fim, em função uma taxa de juros hoje fora da realidade”, explica a prefeita, defendendo a sanção integral do projeto de lei complementar 99/2013, aprovado no Congresso Nacional, que repactua o indexador da dívida, aliviando um pouco os Municípios.
“Precisamos continuar nossa mobilização, em conjunto com a Frente Nacional dos Prefeitos, para que essas e outras conquistas, como o aumento do Fundo de Participação dos Municípios, aconteçam e beneficiam os municípios, que têm cada vez uma carga maior de demandas por parte da população. Afinal, é nas cidades que as pessoas vivem”, argumenta Cecília.
Uma conquista do movimento municipalista foi a aprovação do aumento do FPM, em 1%, escalonados em 0,5% em 2015 e 0,5% em 2016. “São medidas que não resolvem definitivamente a questão, mas ajudam os Municípios a equilibrar as contas para manter os compromissos em dia e investir em obras para beneficiar a população”, analisa.

PACTO FEDERATIVO

Para a prefeita Rosângela Mendes, também Conselheira Fiscal da Frente Nacional dos Prefeitos, o futuro dos Municípios passa pela redefinição do pacto federativo, de forma que os recursos sejam melhor distribuídos. “A pauta de reivindicações que entregamos nesta segunda-feira ao vice-presidente inclui sugestões concretas e possíveis para melhorarmos cada vez mais o diálogo com o Governo Federal, para que os prefeitos sejam ouvidos”, avalia. Entre elas, está a institucionalização do Comitê de Articulação Federativa, um canal de comunicação direto entre os prefeitos e a presidenta Dilma.
O documento pede ainda o estímulo ao desenvolvimento de consórcios com a possibilidade de financiamentos a projetos, medidas para o equilíbrio fiscal, e o compromisso de que novas despesas apenas serão criadas com a indicação clara e precisa das fontes de receita, de modo a não comprometer as finanças municipais.

CUSTEIO
Outra reivindicação apresentada no encontro, que será objeto de mobilização das prefeitas, será a obtenção de recursos para custeio de equipamentos públicos, que muitas vezes são construídos com verba federal ou estadual. “Além de buscar recursos para a construção do equipamento, é essencial que os governos federal e estadual se comprometam com o custeio, pois isso pesa muito nas contas municipais. Em Ipatinga, estão contratadas as obras de 10 creches, sendo três em construção. A Administração também construirá seis unidades de saúde e inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento em fevereiro deste ano”, justifica Cecília.

PRESENÇAS
Além do vice-presidente da República, Michel Temer, participaram do encontro o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, os prefeitos de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e de São Paulo, Fernando Haddad, dentre outros.

BOX

Debate busca alternativas para
baratear transporte coletivo

CAMPINAS – “Assim como o Município de Ipatinga buscou na desoneração tributária a alternativa para evitar o aumento da passagem neste ano, percebemos que se trata de uma medida e uma preocupação de todos os gestores municipais. Daí a necessidade de uma mobilização em torno de soluções a médio e longo prazo para a questão do transporte coletivo”. A afirmação é da prefeita Cecília Ferramenta, que participou dos debates organizados pela Frente Nacional dos Prefeitos, em busca de alternativas para melhorar o transporte público coletivo, sem onerar o passageiro.
Entre as bandeiras que os prefeitos irão defender, está a destinação da Cide-Combustível para investimentos em mobilidade urbana. O documento de reivindicações entregue ao vice-presidente da República, Michel Temer, defende que parte do imposto seja direcionado aos municípios, contribuindo assim para subsidiar um transporte público de qualidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com