Esportes

Praticantes de Taekwondo criam associação na região

Créditos: Paulo Sérgio de Oliveira

IPATINGA– Os praticantes de artes marciais da região têm mais uma entidade para a defesa de seus interesses. Em funcionamento desde maio do ano de 2015, foi criada a Associação de Taekwondo do Vale do Aço (ATVA).
Com sede em Ipatinga, no bairro Veneza II, a entidade desportiva nasceu com o objetivo de buscar o aprimoramento dos atletas e incentivar a prática da modalidade entre diversas categorias de idade e sexo, inclusive aqueles com mobilidades reduzidas.

Wagner Varela, que é o presidente da Associação e mestre em Taekwondo, destaca que a criação da entidade veio em um momento muito oportuno. “Sempre tivemos o desejo de unir os praticantes de Taekwondo em torno de uma entidade e a criação da ATVA facilitará para que possamos trazer para a região cursos de aperfeiçoamento e nos auxiliará na divulgação da modalidade”, observou.

Com mais de 800 praticantes na região do Vale do Aço, o presidente destaca também que a entidade será muito importante para uma ligação entre a Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG) e a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

ASPECTOS FÍSICOS E PSICOMOTORES
O professor e 3º dan Gilvan Melo destacou o crescimento pela procura do Taekwondo. “Muitas pessoas estão praticando o Taekwondo como defesa pessoal e outros para melhorar a qualidade de vida, pois os benefícios são desde o aspecto físico e até psicomotores”, analisou.

A Associação realizou no último mês de maio um curso de capacitação, ministrado para 25 professores. Também neste ano, a entidade promoveu o primeiro exame de faixa preta do interior mineiro, com avaliação de profissionais da própria região.

Modalidade de esporte olímpico, o Taekwondo é uma arte marcial milenar que surgiu na Coreia no século 01, antes de Cristo, e no Brasil chegou em 1970. Sua tradução para a língua portuguesa significa “o caminho dos pés e das mãos”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com