Cultura

Praça da Estação recebe Projeto Som de Minas

O início da apresentação da bandas está programado para as 9h, no Centro de Fabriciano

FABRICIANO – Neste domingo (9), Coronel Fabriciano receberá o som contagiante das tradicionais Bandas de Música de Minas Gerais, com repertório especificamente instrumental e tradicional. Trata-se do projeto Som de Minas, que será realizado na Praça da Estação em Coronel Fabriciano, a partir das 9h. Com uma sonoridade ímpar, a musicalidade executada pelas bandas têm o poder de emocionar as pessoas e preservar uma das mais tradicionais manifestações artísticas mineira.

A formatação do projeto Som de Minas prevê uma maior quantidade de números no repertório apresentado por cada Corporação musical. Normalmente, os encontros de Bandas de música tem uma outra logística de apresentação. As Bandas deslocam de cidades distantes e apresentam no máximo três números. Neste domingo será um pouco diferente. As apresentações das Bandas serão mais longas. “Convidamos você e sua família a sentar-se no banco da Praça da Estação, neste domingo de manhã e ver a banda tocar. É um evento diferente, rico em musicalidade. As bandas de música são uma das manifestações mais expressivas da nossa cultura mineira e quando tocam, emocionam. No estado, são sinônimo de alegria, festejo e receptividade”, assegura o gestor cultural Bruno Minafra.
O projeto tem o patrocínio cultural exclusivo da Univale Transportes através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura.

FÔLEGO
Sobre a tendência de acabar este movimento cultural, Bruno Minafra afirma que atualmente existem vários incentivos para a sobrevivência do gênero. Além de projetos culturais como o Encontro de Bandas de música – que já faz parte do calendário de eventos – há em Coronel Fabriciano aulas de música instrumental em algumas escolas municipais onde vários grupos estão se constituindo, ou seja, futuros alunos poderão se inserir na Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora da cidade e apresentar-se ao público.
Em Minas Gerais, existem mais de 800 corporações, que reúnem cerca de 30 mil músicos de diversas idades.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com