FABRICIANO – O vereador Marcos da Luz (PT), que luta pela conclusao da obra desde 2012, comemorou a conclusão da reforma da “Ponte Velha”, que liga Coronel Fabriciano a Timóteo. Entretanto, lamenta o atraso da obra e o motivo da mesma ainda estar interrompida. Ele participou e acompanhou todo o processo desde o início, com a promoção de audiências públicas, visitas técnicas e reuniões em Belo Horizonte e Brasília.
A reforma da “Ponte Velha” é uma obra do DNIT, órgão federal, e ocorre com anos de atraso, embora a sociedade civil – trabalhadores e empresários -, e vários políticos, dentre eles o próprio vereador Marcos da Luz, a ex-prefeita Rosangela Mendes (PT), o ex-vice-prefeito Bruno Torres (PV) e o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), terem cobrado a todo momento pela sua reforma, durante estes últimos sete anos.
“É uma ponte muito importante para os trabalhadores e para economia das duas cidades, mas principalmente para Fabriciano. O transtorno só não foi maior porque o ex-prefeito Chico Simões conseguiu junto ao então governador Itamar Franco a construção da ponte nova que interliga as duas cidades”, relembra Marcos da Luz.
PALANQUE
Segundo o vereador, a reforma da “Ponte Velha” deveria ter sido entregue antes, ainda em 2019, mas para servir de palanque eleitoral, o atual prefeito de Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius (PSDB) atuou para que a conclusão da reforma retardasse para que a inauguração ocorresse agora, no dia 20 de janeiro, data de aniversário de 71 anos de Fabriciano. “Inclusive, a pista já está pavimentada e pronta para uso, mas ainda não liberaram o trânsito apenas por ‘capricho’ e ‘vaidade pessoal’”, destaca.
“Dessa forma, o Dr. Marcos Vinícius foi o único político da região que trabalhou para retardar a reabertura da ‘Ponte Velha’, mesmo sabendo que está causando um enorme prejuízo a todos, simplesmente objetivando fazer da reabertura da ponte um palanque eleitoral, enganando o povo de Fabriciano no dia do aniversário da cidade”, ressalta.
ENTENDA O CASO
O DNIT, por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), promoveu a recuperação da ponte sobre o rio Piracicaba, responsável por ligar a cidade de Timóteo a Coronel Fabriciano. Com investimento total de R$ 8,4 milhões, as obras na ponte começaram em novembro de 2018, a fim de reforçar toda a estrutura da ponte. A previsão de entrega da obra era em setembro de 2019.
A ponte sobre o rio Piracicaba, com 125,62 metros de extensão, é uma das mais importantes ligações rodoviárias entre os municípios do Vale do Aço. Nesta região siderúrgica, estão localizadas grandes empresas exportadoras, tais como Usiminas e Aperam. A reabilitação da ponte, além de melhorar a fluidez do tráfego local e trazer mais conforto aos usuários, tornará a região ainda mais competitiva economicamente.
HISTÓRICO
A ponte original foi construída por volta de 1947, pela empresa Acesita, com o intuito de interligar as cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo na época em que a via ainda era municipal. Em meados da década de 60, já sob responsabilidade do DER/MG (MG-4), a ponte sofreu um alargamento, o tabuleiro passou de 5,0m para 10,0m, sendo, um tabuleiro central de 5,0m e dois alargamentos laterais, independentes da estrutura original, de 2,50m cada. Em 1990 a ponte foi repassada da administração para o DNER e permanece sob os cuidados e responsabilidade do Governo Federal, através do DNIT.