Policia

Polícia prende acusados de venda ilegal de pintinhos coloridos

TIMÓTEO – Foram presos na tarde dessa tarde sexta-feira (22), no Centro de Timóteo, dois homens suspeitos de comercializar pintinhos coloridos. Além dos detidos a Polícia Militar do Meio Ambiente também apreendeu 678 filhotes vivos, 11machucados e 18 animais mortos.
O tenente Átila Porto disse que a Polícia Ambiental recebeu diversas denúncias durante a semana informando sobre a situação de vendas do pintinho, e que nesta sexta-feira eles conseguiram pegar os dois homens em flagrante.
Segundo o tenente Átila Porto, os dois homens presos, Rodrigo da Rocha Lima, de 24 anos, e Jhony José da Silva, de 23, foram encontrados vendendo os animais na calçada de uma movimentada rua do centro de Timóteo. Os dois detidos disseram para polícia que os pintinhos, não são comprados no Vale do Aço, eles viriam do Nordeste do país.
“Os dois presos relataram que os pintinhos são trazidos do estado de Pernambuco até a cidade de São Paulo, e em seguida eles são levados para Governador Valadares. Depois que chegam ao Leste de Minas, os interessados compram a mercadoria e deslocam para as demais cidades. Essas informações foram dadas pelos autores, cabe a polícia agora investigar melhor essa situação”, explica o tenente.
Porto diz que os pintinhos eram vendidos por R$ 2 reais, e que segundo o relato dos presos, os animais chegavam já todos tingidos. “Eles contam que os animais já eram entregue a eles pintados com anilina e que eles somente vendiam as aves. Os autores também não souberam explicar em detalhes como é o esquema da venda dos bichos que tem início no estado de Pernambuco”, conta.

LAUDO
Além da apreensão dos pintinhos e da prisão dos suspeitos, a Polícia Militar procurou um profissional para emitir um laudo veterinário, para explicar condições em que as aves se encontravam. O diagnóstico fala que os animais foram submetidos a anilinas caseiras e que podem ser tóxicas e levar à morte.
“Segundo a veterinária que emitiu o laudo, esses animais são molhados na anilina e depois são colocados para secar. Depois que são coloridos os animais começam a se limpar e acabam ingerindo a substâncias tóxicas. Esses pintinhos tem imunidade baixa e com o armazenamento das substâncias eles acabam morrendo. Estas aves tem no máximo sete dias de vida. Outra coisa atestada no laudo é o mau armazenamento e transporte desses animais, isso acaba acelerando o processo do óbito”, disse Porto.
O tenente disse que os dois autores serão encaminhados para delegacia de Timóteo, onde serão ouvidos e liberados, já que trata-se de um crime de menor potência ofensivo. “Eles responderão pelo crime de maus tratos e podem pegar de seis a um ano de detenção. Porém, o crime cabe fiança e eles podem responder em liberdade”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com