Policia

Polícia prende “10 de paus” em Antônio Dias

Rodrigo foi preso pela PM a partir de um mandado de prisão, pelos crimes de tráfico, roubo e homicídio  (Crédito: Gizelle Ferreira)

 

FABRICIANO – A penúltima carta de um baralho montado pela Polícia Civil de Timóteo foi presa na manhã desta segunda-feira (23), em Taiolin, zona rural de Antônio Dias. Rodrigo Martins Custódio, vulgo “Calado”, 25 anos, é a carta “10 de paus” do conjunto. Ele foi preso pela Polícia Militar, depois que denúncias anônimas deram conta de que ele estaria na região há cinco dias.
Contra Rodrigo existe um mandado de prisão por tráfico, roubo e homicídio. Para a polícia, a prisão de “Calado” não era tarefa fácil, já que ele se encontrava fora da região. “Sempre quando recebíamos denúncias anônimas dando conta de onde ele estava, nós íamos atrás dele, mas quando chegávamos ao local ele já tinha escapado”, disse o Sargento Martins, que comandou a operação.
Rodrigo foi preso ontem enquanto almoçava tranquilamente em um sítio em Antônio Dias. “Não teve como ele fugir ou reagir, porque foi feito um cerco muito bem montado. Eles foram pegos com o prato de comida na mão e não esboçaram nenhum tipo de reação”, finaliza o sargento, acrescentando que nada de ilícito foi encontrado no sítio.
Além de Rodrigo, foi preso também Anderson Eduardo Ribeiro, o “Coelho”, de 28 anos, foragido da Justiça de Ponte Nova. Segundo a PM, ele possui passagens pelos crimes de furto e roubo à mão armada.

FRIEZA
Tanto Rodrigo como Anderson se mostraram tranquilos diante da prisão. Os dois disseram que agora irão pagar pelos crimes que cometeram. Mas foram irônicos e completaram que “daqui a pouco estarão soltos”.
“Calado” negou sua participação nos crimes de tráfico e roubo, mas confirmou ter cometido um homicídio em 2009. “Eu matei para me defender. Agora vou pagar pelo que eu fiz e daqui a pouco eu saio de novo”, disse. Ao ser questionado se ele sabia que fazia parte de um baralho montado pela PC, Rodrigo disse saber que estava na mira da polícia. “Eu estou muito tranquilo. Vou pagar o que devo e depois volto pra rua”, afirma friamente.
Já Anderson disse que fugiu do Albergue de Ponte Nova porque achou que sua pena já estava vencida. “Eu estava no albergue e não voltei mais pra lá. Eu já tinha pagado tudo que eu devia e parei de ir por minha conta. Estou muito tranquilo. Vou pagar e daqui a pouco saio de novo sem problemas”, diz.

BARALHO
O baralho foi montado há cerca de quatro meses pelo Delegado de Polícia de Timóteo, Gilmaro Alves. O jogo, que contém oito nomes de criminosos mais procurados, foi planejado de acordo com a periculosidade dos acusados e a necessidade de prisão.
Além de Rodrigo Martins, já foram presos Rubens Reis, José Paulo Silva Moura, Douglas Arzemiro Linhares Pereira, conhecido como “Cruzeiro”, Júlio Mateus da Silveira Silva, Jordânio Stanciola de Paula, Deidson Maia Bonifácio.
Para finalizar, falta a carta mais alta do baralho: o “Ás de Paus”, Alexandre Estanciola, considerado na época em que o baralho foi montado um dos maiores traficantes do Vale do Aço. O delegado Gilmaro Alves lembra que Alexandre foi um dos principais articuladores do tráfico em Timóteo, que no ano passado culminou em uma operação denominada “Eldorado”.
Para o policial, a ideia do baralho ajudou os trabalhos da polícia, já que a intenção era que quem visse o conjunto de cartas pudesse fazer associação aos nomes dos procurados. “Surtiu o efeito esperado, e também como era de se prever, nós já sabíamos que Alexandre, por ser considerado o de maior periculosidade, também seria o mais difícil de prender. Mas nós já temos informações de onde ele possa estar”, finaliza o policial.
Todos os capturados continuam detidos à disposição da Justiça.


                 O baralho foi montado há cerca de quatro meses: só falta um bandido para ser capturado

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com