Cidades

Polícia Militar vai empregar 2,7 mil militares nas eleições

Urnas estão armazenadas em Ipatinga na Estação Qualifica e serão transportadas, sob escolta da PM, até os locais de votação neste domingo

IPATINGA – Para garantir a segurança durante as eleições municipais que acontecem no próximo domingo, a 12ª Região da Polícia Militar irá designar para os 97 municípios de sua área um total de 2749 militares, sendo 2371 referentes ao efetivo das unidades e 378 policiais que irão fazer o reforço da tropa. Os militares ficarão divididos entre 943 locais de votação.
O comando da 12ª RPM ressalta que os militares empregados no efetivo de reforço das unidades estão divididos entre os policiais das unidades, que estariam de folga ou férias, que tiveram o benefício cassado em função das eleições. E militares de outras unidades designados pelo comando.
Na área de policiamento do 14º Batalhão, localizado na cidade de Ipatinga, o total de militares empenhados para a eleição será de 826 praças e oficiais. O reforço será de 92 policiais. O 14º Batalhão é a unidade com o maior número de policiais empregados.
A cidade de Ipatinga contará com um efetivo de 462 policiais, um pouco mais da metade dos militares empenhados em toda a área do 14º Batalhão, que é de 826 policiais. O município de Coronel Fabriciano terá 128 militares e Timóteo 84 PM’s empregados.
A poucos dias da eleição, o município de Ipaba teve o policiamento reforçado com a presença de viaturas do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e moto patrulhas do Grupamento de Intervenções Rápidas e Ostensivas (GIRO).
Na área de policiamento do 26º Batalhão, de Itabira, o total de militares empenhados para a eleição será de 393 policiais, sendo que a cidade de Itabira é a que terá o maior número de efetivo, no caso 246 praças e oficiais. O total do reforço empregado para a unidade será de 89 policiais.
A 17ª Companhia Independente de João Monlevade contará com 271 policiais militares fazendo o policiamento, sendo que na sede o efetivo será de 129 policiais. O total de policiais utilizados para o reforço em toda a área da Companhia será de 23 militares.
A 22ª Companhia Independente vai contar com 325 policias nas proximidades dos colégios eleitorais. Caratinga, que é a cidade sede, terá 137 militares empenhados.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE
As manifestações individuais e silenciosas da preferência do eleitor, através de bandeiras, broches e adesivos são permitidas. Os fiscais partidários podem usar crachá com o nome e a sigla do partido, nos locais de votação. Entretanto, é proibido o uso de camisas de partido ou alusivas a algum candidato.
A distribuição de material gráfico é permitida até as 22 horas do dia 6, sábado, como também a promoção de carreatas e passeatas. A circulação de carros de som também é permitida dentro dessa faixa de horário estipulada pela legislação eleitoral.
A boca de urna é considerada crime eleitoral, passível de detenção de seis meses a um ano e multa de cinco mil a 15 mil (UFEMG). Em moeda corrente a penalidade pode chegar ao valor máximo de R$ 34.800.
Dentre as proibições no dia das eleições, estão o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a realização de comícios e carreatas, divulgação de qualquer espécie de propaganda política e, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas em qualquer local público ou aberto ao público portando vestuário padronizado, caracterizando manifestação coletiva.
Além disso, os funcionários da Justiça Eleitoral e mesários, em seções eleitorais e juntas apuradoras, não podem vestir ou usar objetos que contenham propaganda política.

LEI SECA
A Lei Seca foi decretada para as eleições de domingo, através de resolução conjunta entre Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A medida valerá para os 853 municípios durante o primeiro turno, e para aquelas cidades que eventualmente possa acontecer o segundo turno. A proibição vigerá de 6h às 18h, no dia do pleito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com