Policia

Polícia cumpre decisão judicial e desocupa áreas invadidas

Policiais seguem em direção à ocupação; número total de efetivo não foi informado     (Fotos: André Almeida)

IPATINGA – A Polícia Militar deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), operação para a retirada das famílias que ocuparam áreas públicas dos bairros Nova Esperança e Recanto. Os trabalhos foram iniciados por volta das 7h e ocorreram de forma pacífica.

Além de diversos militares e grupos especializados da PM – como a cavalaria e PM ambiental –, a operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Cerca de 70 garis do serviço de limpeza da Prefeitura também participaram da desocupação e um helicóptero fez o reconhecimento da área.

A operação foi desencadeada após uma decisão judicial conceder à Administração de Ipatinga o direito de reintegração de posse da área invadida no início de janeiro deste ano. Nesta quinta, 20 oficiais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acompanharam todo o trabalho a fim de garantir que a sentença fosse obedecida.

Poucas famílias ficaram na ocupação durante a ação policial e os que aguardaram o cumprimento da ordem judicial não criaram atritos com as forças de segurança. Meire Dias foi uma das moradoras despejadas durante a desapropriação.
A manicure de 35 anos contou que instalou um barraco logo nos primeiros dias da ocupação após deixar a casa da sogra, onde morava de favor. Na última terça-feira (11), ela foi avisada por representantes da Prefeitura, que solicitaram que os moradores da invasão retirassem suas coisas do lugar.

Quem também precisou deixar a ocupação foi o açougueiro Cleber Pereira, de 33 anos, que havia montado um barraco na invasão há cerca de dois meses. Segundo ele, o motivo que o levou para o Nova Esperança foi o sonho da casa própria e a falta de recursos para adquirir o imóvel. “A gente não aguenta mais pagar aluguel”, desabafou.

O presidente da associação de moradores do Nova Esperança, Genilson Almeida, afirmou lamentar a decisão que levou à desocupação do terreno. “Nesse lugar, temos idosos, mulheres grávidas e também com vários filhos. A decisão da Prefeitura de Ipatinga é só para retirar, mas eles não pensam em resolver o problema”, reclamou.

De acordo com o comandante do 14º Batalhão da PM, Edvânio Carneiro, nenhum incidente foi registrado e os trabalhos aconteceram dentro da normalidade. “O comando da polícia fez um cuidadoso trabalho de planejamento, pois sabemos que essa situação vai além da ocupação, é um problema social. Mas a PM fez uma avaliação da área e esteve no bairro dias antes, passando as orientações e pedindo para que as famílias saíssem de forma pacífica dos barracos. Por enquanto, tudo está acontecendo dentro do combinado”, explicou.


Manicure foi uma das ocupantes desapropriadas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com