Policia

Polícia apreende 14 bombas de dinamite no Morro do Cruzeiro

Explosivos e outros materiais apreendidos: bombas de alto poder de impacto e capacidade para 140 explosões
(Foto: André Almeida)

IPATINGA – A Polícia Militar apreendeu no fim da tarde desta segunda-feira (29), no Morro do Cruzeiro, parte alta do bairro Bethânia, 14 bombas de dinamite usadas em explosões de caixas eletrônicos. O material estava em um lote vago juntamente com 13 detonadores, 80 papelotes de cocaína e duas barras de maconha. A operação também culminou com a prisão de quatro pessoas: dois maiores e dois menores de idade.

A operação foi desencadeada na tarde de ontem após denúncias anônimas que davam conta da prática de tráfico de drogas no local. O material foi encontrado em um pasto ao lado da residência onde estavam os quatro detidos: Ailton de Jesus Soares de 32 anos, Aparecida Francisca Xavier de 28 anos, e dois adolescentes, um de 14 e outro de 17 anos. Para a PM, esta é uma estratégia muito usada por criminosos, que não guardam produtos ilícitos em suas residências.

ÊXITO
A PM ainda não conseguiu identificar a procedência dos materiais explosivos apreendidos ontem. Uma das hipóteses é que as bombas tenham sido furtadas em uma pedreira de Ipatinga recentemente. Entretanto, ficará a cargo da Polícia Civil a tarefa de investigar a origem da dinamite.

O sargento Adilson Pereira participou da operação e explicou que os explosivos possuem um alto poder de impacto e trata-se de material altamente perigoso, sendo sua distribuição controlada pelo Exército Brasileiro.

As dinamites aprendidas medem quase um metro cada e a PM calcula que com o material fracionado seria possível realizar aproximadamente 140 explosões. “Com essa onda de caixas eletrônicos explodidos em todo país e também no Vale do Aço, a Polícia Militar consegue evitar nesta operação que 140 bancos ou até mesmo outros estabelecimentos sejam alvo de ações de assaltantes. Coroamos hoje nosso trabalho com bastante êxito”, disse o militar.

GRUPO
Os quatro presos nesta segunda alegaram que não tinham conhecimento do material apreendido e se disseram inocentes. Segundo eles, a PM buscou o material na residência em que estavam, mas não encontrou nada, indo procurar em seguida no lote ao lado.

Segundo a PM, sobre o grupo preso recaíam diversas denúncias. Apenas um deles confirmou ter passagem pela polícia: Ailton de Jesus Soares disse que os maus antecedentes são da época em “que era mais novo”.
Aparecida Francisca, esposa de Ailton, também foi presa e se defendeu das acusações. “Eu nem sabia disso. O que aconteceu é que eles (policiais) foram na minha casa e a gente abriu a porta e não encontraram nada lá. Depois eles acharam alguma coisa na rua e chamaram a gente, mas eu não tenho nada a ver com isso, não”.

Os dois menores também negaram envolvimento com o material apreendido. Todos os quatro detidos foram encaminhados para a Delegacia de Ipatinga, bem como os explosivos e a droga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com