Policia

Policia Ambiental orienta e multa sobre pesca

IPATINGA – A 12ª Cia PM Ind MAT realizou no período de 27 a 31 de dezembro nos municípios de Joanésia, Braúnas, Belo Oriente e Açucena, a Operação PIracema, visando a proteção do período de desova dos peixes. A piracema acontece todo ano no Estado de Minas Gerais entre 1º de novembro a 28 de fevereiro, conforme portaria Nº 155/2011 do Instituto Estadual de Florestas – IEF.

Segundo o subtenente Wesley Hélio Gomes Chaves, Comandante da Operação Piracema, neste período, fica proibida a pesca de qualquer espécie nativa das bacias hidrográficas do Leste de Minas Gerais. “Só é permitido a captura de peixes exóticos como por exemplo a Tilápia, Carpa, Piranha, entre outros. Mesmo assim, com um limite máximo de três quilos, mais um exemplar. Fica proibido também a pesca em rios com largura inferior a 20 metros, que é o caso por exemplo, do ribeirão Ipanema em Ipatinga”, explica o policial. Conforme ele, a pesca com redes e tarrafas, mesmo se o pescador se enquadrar na categoria de ‘pescador profissional’ também fica proibida.

Durante Operação, vários pescadores foram orientados e fiscalizados, alguns autuados administrativamente e cinco conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, presos em flagrante por pescarem em local proibido e com uso de rede, contrariando o art. 34 da lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com