Cidades

PMT faz testes para prevenir a leishmaniose

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo realiza nesta terça-feira, 20, testes rápidos para detecção de leishmaniose visceral em cães domiciliados no bairro Petrópolis. A ação do setor de Controle de Zoonoses é preventiva e tem como objetivo alertar os moradores daquela regional para os sintomas da doença.
Em caso de resultado positivo do teste rápido, o sangue do animal é coletado e enviado para exame no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz em Belo Horizonte. O objetivo é detectar os cães que são hospedeiros da doença.
Agentes de endemias e agentes de saúde (ACS) receberam capacitação sobre leishmaniose na última sexta-feira, 16, no Centro de Especialidades do Primavera. A palestra foi ministrada pelo veterinário Milton Max Madeira de Oliveira, para cerca de 30 funcionários do setor de saúde. Os agentes tiveram esclarecimentos sobre as formas da doença, sintomas mais comuns no homem e no cão e formas de prevenção.
A doença pode infectar humanos quando picados pelo mosquito contaminado com leishmaniose. Na maioria dos casos, o período de incubação é de dois a quatro meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses. A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas, sendo transmitida apenas pela picada do mosquito contaminado.

SINTOMAS
A doença no cão pode apresentar sintomas como perda de peso devido à falta de apetite; feridas que não cicatrizam; apatia; crescimento rápido das unhas; anemia; diarreias persistentes; vômito; ferimentos em volta dos olhos com conjuntivite; insuficiência renal.
No homem, a leishmaniose visceral também apresenta febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. Após a picada do mosquito, a forma tegumentar pode apresentar pequena elevação da pele de cor avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta por crosta ou secreção purulenta. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com