Cidades

PMI troca reajuste de ônibus por redução de impostos

Segundo a PMI, o objetivo da isenção é suspender o reajuste da tarifa aprovada em março deste ano pelo Conselho Municipal de Transportes e Trânsito

IPATINGA – A Prefeitura Municipal pretende evitar que a tarifa do transporte coletivo na cidade tenha qualquer reajuste até o ano que vem. Para isso, foi enviado um projeto de lei à Câmara Municipal que busca alternativa para manter o funcionamento do transporte sem onerar os usuários do serviço. Para evitar o reajuste das passagens, a Administração Municipal oferece uma isenção temporária de impostos para a empresa concessionária. O esclarecimento da Prefeitura de Ipatinga é uma resposta às críticas feitas pelo presidente da Câmara, Ley do Trânsito (PSD) que havia se manifestado contrário à isenção.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Finocchio, garante que o projeto não representa nenhum prejuízo à população. “A proposta de concessão de isenção temporária de impostos para o serviço público de transporte coletivo de passageiros é uma medida de política pública para a promoção da justiça social no município, obedecendo a todos os preceitos legais e de responsabilidade fiscal”, esclarece o secretário.

SEM REAJUSTE

De acordo com Finocchio, o projeto de lei, encaminhado à Câmara na semana passada, assegura a manutenção do preço das passagens de ônibus na cidade, ao mesmo tempo em que resguarda a qualidade e a eficiência da prestação do serviço de transporte coletivo. O objetivo, ressalta o secretário, é suspender o reajuste da tarifa aprovada em março deste ano pelo Conselho Municipal de Transportes e Trânsito. Com o aumento de 9% aprovado pelo Conselho, a passagem de ônibus em Ipatinga passaria dos atuais R$ 2,75 para R$ 3, mas a prefeita Cecília Ferramenta não autorizou o reajuste.

“Diante da atual conjuntura sócio-econômica que vive o País, e que não é diferente em Ipatinga, em relação à tarifa do transporte público, estamos fazendo a parte do município para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da prestação dos serviços públicos de transporte coletivo. Não vamos prejudicar à população”, reforça a prefeita.

RESPONSABILIDADE FISCAL
Finocchio destaca ainda que o projeto de lei do Executivo segue uma série de medidas adotadas em níveis federal, estaduais e municipais. A redução de impostos foi a saída encontrada pelo governo federal – e seguida por vários municípios -, que em 2013 diminuiu as alíquotas de contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), incidentes sobre a receita decorrente da prestação de serviços de transporte coletivo.

Em Ipatinga, a proposta é desonerar temporariamente o serviço de transporte público do ISSQN e do Custo de Gerenciamento Operacional (CGO), apenas no período de julho a novembro. “A adoção dessa medida obedece à Lei de Responsabilidade Fiscal e visa à diminuição do custo de operacionalização e melhoria dos serviços de transporte público, com redução de ônus financeiro para os usuários”, conclui a justificativa do projeto de lei, que tramita em regime de urgência no Legislativo, mas ainda não tem data prevista para ser incluída na pauta de votação da Câmara Municipal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com