Cultura

PMI reabre Escola de Artes Cênicas

Dezenas de alunos assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social já são beneficiados com o retorno do serviço

 

IPATINGA – “Mesmo sem dinheiro, contando com poucos recursos, nós estamos trabalhando para ver abertos, novamente, cada espaço público, que em outros tempos beneficiou nossa população. É através da parceria público-privada que o governo municipal não tem deixado permanecerem mortos projetos como esse de teatro, dança e circo, que são oportunidades para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da nossa cidade”, enfatizou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga (Semcel), Carlos de Oliveira, durante o evento de reabertura da Escola Municipal de Artes Cênicas “Antônio Roberto Guanieri”, na tarde desta quarta-feira (22), no Teatro do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza.

AULA INAUGURAL

A reabertura do espaço foi marcada também pela aula inaugural do curso de artes cênicas, promovido pela Seção de Patrimônio e Incentivo Cultural da Semcel. Durante a abertura, artistas locais fizeram apresentações de música, teatro e dança. O público infantil da Escola Municipal 7 de Outubro registrou presença e invadiu o palco do Teatro para dançar e comemorar. Como plateia, estavam ainda os adolescentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que, juntamente com novos alunos, participarão do curso.

As aulas serão realizadas todas as quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, no novo espaço, que fica na rua Cândido Rondon, s/n.

CELEIRO DE ARTE

Quando tinha 16 anos de idade, Júlio Cesar (36) participou pela primeira vez do curso de artes cênicas no Teatro do Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro. Hoje, vinte anos depois, ao ver a reabertura do espaço, ele comemorou sua inscrição feita no novo curso. “Esta fase será ainda melhor. Agora mais amadurecido, eu vou ter a oportunidade de conhecer mais pessoas e, pela arte, trabalhar no palco minha timidez e minha performance”, enfatizou.

Após um longo período sem funcionamento, a reabertura da Escola Municipal de Artes Cênicas é fruto também da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através do projeto CreSer.

HORIZONTES

Em sua fala, a secretária adjunta da SMAS, Cláudia Castro, destacou um dos benefícios da reabertura do serviço, uma vez que “irá proporcionar aos adolescentes novas possibilidades e experiências de vida, ampliando pela cultura as habilidades pessoais importantes para a convivência na sociedade”, pontuou.

Ministrado pelo professor Thiago Vaz, que também é gerente de Cultura da Prefeitura, durante o curso, os participantes aprenderão diversas técnicas de teatro de atuação, improviso, performance e intervenções artísticas. Serão desenvolvidas também as capacidades de coordenação psicomotora, expressão corporal, oralidade e, ainda, a compreensão do mundo sob a perspectiva da arte.

A Escola Municipal de Artes Cênicas ‘Antônio Roberto Guarnieri’, antiga Escola Municipal de Iniciação Teatral 7 de Outubro, foi fundada em 1995, tornando-se um importante segmento do movimento cultural da cidade. Desde a sua estreia, a iniciativa é referência na formação de novos artistas, na divulgação e propagação da arte teatral e na formação de público para o teatro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com