Cidades

PMI oferece exame de detecção de toxoplasmose às gestantes

O teste é oferecido em todas as 19 unidades de saúde da rede municipal     (Crédito: Secom PMI/JB Reis)

IPATINGA – A preocupação com a saúde de cada cidadão começa bem cedo em Ipatinga, ainda na fase de gestação do bebê. Após ampliar o número de doenças diagnosticadas pela triagem neonatal, popularmente conhecido como o “teste do pezinho”, a Prefeitura de Ipatinga passou a ofertar outro importante exame para a detecção precoce e tratamento de doenças materno-infantil: o teste para controle da toxoplasmose congênita.

EXAME
O serviço é oferecido em todas as 19 unidades de saúde da rede, com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame deve ser realizado até a 12ª semana de gestação e a coleta da amostra é feita durante as consultas de pré-natal. Em Ipatinga, todos os profissionais da Secretaria de Saúde que fazem a coleta de material passaram por capacitação no mês passado, juntamente com as novas instruções para o teste do pezinho ampliado.

Gerente da Vigilância Epidemiológica de Ipatinga, Natália Littig explica que, em caso de alteração, a gestante é submetida a um novo exame de toxoplasmose, desta vez laboratorial. O recém-nascido também é testado para a doença durante a triagem neonatal. “É um procedimento simples que representa segurança para gestante e o bebê. Diagnosticada precocemente, é possível evitar que a criança desenvolva sequelas neurológicas e visuais”, complementa.

PARCERIA

Em Ipatinga, o exame é realizado em parceria com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG.
A toxoplasmose congênita ocorre quando a gestante entra em contato pela primeira vez com o Toxoplasma gondii e adquire a infecção. O parasita se multiplica na placenta e pode infectar o feto, causando comprometimento de intensidade variável, com o predomínio de lesões no sistema nervoso central e retina. Na maior parte das vezes, a infecção é assintomática para a gestante.

TRATAMENTO
O ser humano pode adquirir a toxoplasmose pela ingestão de cistos (carnes cruas ou mal cozidas) ou oocistos eliminados nas fezes de gatos, que contaminam água, solo e alimentos crus.
O tratamento precoce reduz o risco de transmissão da infecção da gestante para o feto. Além disso, mesmo se a criança adquirir a infecção, também reduz o comprometimento do organismo da paciente. Daí a importância do teste para detecção da doença ainda durante o pré-natal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com