Cidades

PMI faz mutirão de limpeza contra Aedes

IPATINGA – A partir desta terça-feira (26), agentes de saúde e de controles de endemias, além de funcionários da limpeza urbana da Prefeitura de Ipatinga, vão passar de porta em porta, nos mais de 90 mil domicílios, comércios, prédios públicos e lotes vagos do município, convocando a população para o mutirão de combate ao Aedes aegypti. O objetivo é diminuir, em curto prazo, a circulação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, reduzindo os riscos de uma epidemia.

As ações integram o Plano de Contingência para o Enfrentamento das Doenças no município, detalhado pela prefeita Cecília Ferramenta em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (25), com a presença de secretários municipais e vereadores. “Vamos reforçar a limpeza com mais máquinas, caminhões e agentes nas ruas, e também aumentar rigor na fiscalização. Mas é fundamental a ajuda da comunidade. O desafio é sensibilizar os moradores, para que a prevenção se torne responsabilidade de todos, com a necessidade de cuidados permanentes. Apenas 10 minutos por semana são suficientes para eliminar os focos de mosquitos dentro de casa”, conclama a prefeita Cecília Ferramenta.

30 DIAS
A Prefeitura de Ipatinga locou três máquinas e 13 caminhões para realizar o mutirão, que vai percorrer todas as regionais da cidade nos próximos 30 dias. Também foi triplicado o efetivo de agentes em campo para vistoriar imóveis e orientar moradores sobre a necessidade de eliminação de focos e de materiais inservíveis que possam se tornar um criadouro do mosquito. As equipes estão orientadas a fazer tratamento focal, quando for preciso, e distribuir material educativo. Até março, o quadro 120 agentes de controle de endemias terá o reforço de outros 250 agentes comunitários de saúde para combater ao Aedes aegypti no município.

SOB CONTROLE
Para reforçar as ações, o município vai investir R$ 250 mil assegurados junto ao governo federal. Ipatinga também participa e pleiteia recursos do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. “A situação de Ipatinga é controlada, se comparada a outros municípios e diante da grave epidemia que enfrentamos em 2013. Mas é preciso manter essas doenças sobre controle, e isto depende do trabalho do poder público, já iniciado, e principalmente da participação de cada morador”, argumenta a prefeita de Ipatinga.
A coletiva de lançamento do mutirão foi acompanhada por integrantes do secretariado municipal, o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Guedes, os Agnaldo Bicalho, Léo Escolar, Adelson Fernandes, Nilton Manoel, José Geraldo “Amigão”, Juarez Pires e Nilsin da Transnil e a vereadora Lene Teixeira.

REGIONAIS

Até o final de fevereiro próximo, o mutirão de combate ao mosquito da dengue, chikungunya e zika vírus vai percorrer as nove regionais de Ipatinga, incluindo a zona rural. Serão coletados materiais inservíveis que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito (garrafas, pets, pneus velhos, potes e pratinhos de plásticos dentre outros). A ação será realizada de segunda a sábado – exceto no feriado de carnaval – das 7h às 16h. Na véspera do mutirão, a população de cada bairro será avisada e orientada a ensacar e retirar os materiais a serem recolhidos pelos caminhões da Prefeitura.

O reforço na limpeza vai começar pela Regional 4, com três frentes simultâneas de trabalho nos bairros Novo Cruzeiro, Centro, Caravelas e Parque das Águas.Todos os agentes em campo estão devidamente uniformizados e usam crachás funcionais, com nome completo e foto. Em caso de dúvida, o morador pode confirmar a identidade de sua área (bairro) junto ao Controle de Zoonoses ou na Unidade Básica de Saúde de referência.

O inimigo mora em casa

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, destaca que sucessivos estudos apontam que 80% dos focos do mosquito ainda são encontrados dentro das casas. Daí a importância das pessoas se mobilizarem e aproveitar o mutirão para eliminar os inservíveis e, principalmente, dar continuidade aos cuidados semanais para eliminar o mosquito em sua residência e vizinhança.

“Todos já sabem os cuidados que devem ser tomados para combater o vetor. Mas as doenças não podem cair no senso comum. A população precisa ficar em alerta para tomar as medidas corretas, dentro de suas casas e na vizinhança. O controle é simples, mas requer cuidados diários”, pontua Eduardo Penna, lembrando que além das três doenças, o mosquito Aedes aegypti também é vetor da febre amarela. “O desafio é sensibilizar para que a prevenção se torne responsabilidade de todos”, completa.

SINTOMAS PARECIDOS
Os sintomas das pessoas infectadas são parecidos. Febre, diarreia, manchas vermelhas pelo corpo, dores nos olhos, corpo, articulações (juntas) e cabeça e, em alguns casos, sangramento nasal e gengival. A orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para o diagnóstico clínico e notificação da doença. Os profissionais da rede municipal estão capacitados para fazer o diagnóstico e tratamento das doenças, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde. A recomendação é evitar a automedicação e ingerir muito líquido, o que é fundamental para a eficácia do tratamento das doenças.

Nas duas primeiras semanas do ano, Ipatinga notificou 205 casos de dengue, contra 915 registros em todo o ano de 2015. Até o momento, apenas um paciente foi confirmado com chikungunya. Em relação ao zika vírus, 40 casos suspeitos estão em acompanhamento pela Secretária Municipal de Saúde, sendo que nove são gestantes. Por se tratar de uma doença nova, ainda não há sorologia disponível na rede pública para o zika vírus. O isolamento viral só é solicitado para gestantes com sintomas característicos e após descartadas outras doenças com sintomatologia similar e para bebê com microcefalia.


PMI aumentará o rigor na fiscalização

Paralelamente ao mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Ipatinga vai intensificar as operações de fiscalização ao descarte irregular de lixos e entulhos em ruas, avenidas, ciclovias, terrenos baldios, praças e áreas verdes da cidade. A ação também vai percorrer todas as regionais do município. Segundo dados da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), por ano a Prefeitura remove cerca de 120 mil toneladas de restos de construção, desaterros e inservíveis despejados irregularmente por moradores em áreas públicas.

“O problema do descarte de resíduos em locais inadequados é muito grave, principalmente em áreas verdes e de preservação permanente. Essa é uma questão cultural que temos que combater com informação e fiscalização. A Prefeitura tem feito a sua parte, mantendo os serviços de limpeza, coleta de lixo, de manutenção do sistema de drenagem. Agora a população precisa entender que é necessário colaborar”, afirma o secretário da Sesuma, Samuel José Gomes.

De acordo com o Decreto Municipal 4.435/2001, que regulamenta os serviços de limpeza urbana em Ipatinga, o morador é responsável pela destinação correta de entulhos, seja em residências, comércios ou indústrias. As multas aplicadas variam de acordo com o grau de gravidade das infrações, de uma até dez Unidades Fiscal Padrão de Ipatinga (UFPI), e em alguns casos há também penalidades diárias.

FOCOS
Um das maiores dificuldades do controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika é a grande quantidade de imóveis fechados e abandonados. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, no horário das visitações, mais 35% dos proprietários das casas estão ausentes, normalmente no trabalho, ou não permitem o acesso dos profissionais.

“Vamos ampliar o horário de visitas domiciliares e criar equipes com horários alternativos, para que o morador possa agendar a visita. No primeiro momento, tentaremos o contato com o proprietário para orientar. Mas se o problema persistir, o município irá aplicar as penalidades previstas”, orienta o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna.

SERVIÇOS
Centro de Controle de Zoonoses
Informações, dúvidas, denúncias e agendamento de palestras e atividades educativas. Telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313.

Serviços Urbanos e Meio Ambiente

Fiscalização e denúncias sobre o descarte irregular, solicitação de serviços e dúvidas sobre a agenda da limpeza urbana. Telefone: (31) 3829-8190 e 3829-8514.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com