Cidades

PMI envia mais 18 t. de pneus para reciclagem

IPATINGA – Mais 18 toneladas de pneus e carcaças recolhidas em Ipatinga foram encaminhadas nesta semana para reciclagem. Uma nova carga, de aproximadamente 12 toneladas, deverá ser despachada nos próximos dias, “zerando” o estoque do Ecoponto que funciona na antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre.

Desde o ano passado a Prefeitura de Ipatinga vem mantendo um rigoroso controle sobre o setor de comércio e serviços de pneus e borracharias. A legislação obriga as empresas a entregar pneus usados e carcaças no Ecoponto. O recolhimento desse material impede que seja descartado em áreas públicas ou cursos d’água, além de evitar que se transforme em criadouro do Aedes aegytpi, mosquito transmissor da dengue.

RECICLAGEM
Os pneus recolhidos pela PMI, de automóveis, caminhões, motocicletas e bicicletas, entre outros veículos, são enviados mensalmente para uma empresa de reciclagem, e aproveitados em fornos de cimento, fabricação de asfalto, gramas artificiais e quadras esportivas, além da fabricação de granulados de borracha.

A destinação adequada de pneus classificados como inservíveis por fabricantes e importadores está prevista na Resolução 416 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Essa norma determina o recolhimento de um pneu usado para cada pneu novo vendido no mercado.

Em Ipatinga, desde o ano passado, mais de 500 toneladas de carcaças e pneus velhos já foram recolhidas e enviadas para reciclagem. A responsabilidade pelo recolhimento é das empresas do setor. Esse material deve ser levado ao “Ecoponto”, na antiga Suplan, de 7h às 13h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com