Cidades

PMI elabora Plano de Saneamento Básico

IPATINGA – A Prefeitura Municipal apresentou, durante reunião na noite desta segunda-feira (23), os responsáveis técnicos pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e as etapas de sua execução. O documento será um importante instrumento de gestão dos serviços de saneamento nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas para os próximos 20 anos.

Em Ipatinga, o plano será elaborado com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio Piracicaba e será acompanhado pela Agência de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (IBIO – AGB Doce). Não haverá contrapartida financeira por parte do poder público local, mas caberá ao município diversas tarefas importantes como: fornecer suporte técnico e informações; indicar representantes para os comitês Executivo e de Coordenação do Plano e disponibilizar infraestrutura para a realização de reuniões e consultas públicas.

LEGADO

“Esse encontro marca a primeira reunião de trabalho com os técnicos da Engecorps, que é a empresa especializada que venceu, no ano passado, a concorrência pública para executar o PMSB. A elaboração desse documento é um legado que ficará para a cidade para os próximos 20 anos, com metas de curto, médio e longo prazos”, avaliou o secretário municipal de Planejamento, Carlos Magno Xavier.

O Plano de Saneamento Básico de Ipatinga será um instrumento de planejamento para auxiliar o município a identificar os problemas e apontar soluções de urbanização, diagnosticar demandas de expansão e melhorar a qualidade dos serviços públicos, apontando alternativas de sustentabilidade dos projetos. “Durante a fase de elaboração do plano serão realizadas audiências públicas, oficinas e seminários. Vamos ouvir e debater com toda a sociedade durante o processo de construção do estudo”, ressaltou Carlos Magno.

O encontro aconteceu no auditório do 7º andar da Prefeitura, e contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Planejamento, de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH Piracicaba), sociedade civil e conselhos municipais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com