Cidades

PMI aprova documento base do Plano de Educação

Secom PMI

IPATINGA – A Prefeitura Municipal realizou no sábado (13) a Conferência Municipal de Educação. O evento ocorreu na Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã, e contou com a presença de profissionais da Educação, pais, alunos conselheiros municipais e comunidade em geral, que aprovaram em assembleia o documento base do Plano Municipal de Educação (PME).

“Ter um plano municipal é uma vitória histórica de todos os profissionais que defendem a Educação neste país. Estamos certos de que elaboramos um documento participativo e que vai orientar a gestão da Educação em Ipatinga. O PME vai pautar nossas ações para transformar o ensino ofertado no município em Educação com qualidade social”, destacou a secretária municipal de Educação, Leida Tavares.

IDENTIDADE
Para o mestre em Educação, professor Genuíno Bordignon, orientador do processo de elaboração do documento de Ipatinga, o PME é um instrumento de gestão que estará em permanente elaboração. “Estamos construindo uma identidade educacional institucional para a cidade. Neste sentido, a participação popular não pode parar nunca. Agora é preciso dar continuidade e monitorar a implantação das metas e estratégias do PME na rotina das escolas. E isso é responsabilidade de todos”, afirma o professor.

Os alunos da rede municipal de Educação e do Programa Escola Aberta deram um show nas apresentações culturais durante a Conferência Municipal de Educação. Além de dança, percussão e capoeira foram expostos trabalhos artísticos da Educação Infantil e de Jovens e Adultos (EJA). O pátio da E.M.Artur Bernardes também ganhou, durante a conferência, um cantinho da leitura, organizado pela equipe do Ipatinga: Cidade Leitora.

ELABORAÇÃO
A Prefeitura de Ipatinga iniciou o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) em setembro de 2014. O PME é o documento que contém as metas e estratégias para a evolução da Educação nos próximos 10 anos, seguindo as diretrizes do Plano Nacional (PNE), sancionado em junho do ano passado, pelo governo federal.

Na primeira fase foram formadas equipes com representantes da Secretaria Municipal de Educação, conselhos municipais, sindicatos, Câmara e técnicos da PMI, inclusive de outras pastas, para a construção de um diagnóstico da Educação em Ipatinga. Na segunda etapa, as discussões foram ampliadas com a participação de professores das redes municipal, estadual e particular de Ipatinga, com objetivo de que os representantes levassem as discussões para dentro de suas respectivas unidades.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com