Criminosos pedem a parentes pix para realização de exames particulares, alegando agravamento de estado de saúde dos pacientes
IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu nota alertando a população sobre tentativas de golpe envolvendo familiares de pacientes internados no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).
“Criminosos estão realizando ligações e enviando mensagens, passando-se por médicos ou profissionais de saúde, solicitando pagamentos ou transferências via PIX para a suposta realização de exames particulares, sob a alegação de agravamento do estado de saúde dos pacientes”, diz a nota.
A administração municipal reforça que em hipótese alguma o HMEM ou qualquer unidade da rede pública de saúde solicita dinheiro, transferências bancárias ou pagamentos para exames, procedimentos ou atendimentos.
“Diante dessa situação, a Prefeitura informa que as providências cabíveis já estão sendo adotadas, com orientação direta aos familiares dos pacientes e reforço das medidas de segurança e comunicação interna”, informa o governo.
Em caso de dúvida, os familiares devem entrar em contato com o Serviço Social do HMEM, pelo telefone (31) 3828-5684, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
“A população é orientada a não realizar qualquer tipo de pagamento, não fornecer dados pessoais e comunicar imediatamente a direção do hospital ou a Secretaria Municipal de Saúde caso receba esse tipo de contato.
A Prefeitura de Ipatinga reforça seu compromisso com a transparência, a segurança dos pacientes e de seus familiares e solicita ampla divulgação deste alerta”, conclui a nota.




