Cidades

Plenárias do Compor são retomadas pelas regionais 1 e 2

A prefeita Cecília Ferramenta apresentou balanço dos trabalhos realizados em todas as áreas da administração pública (Créditos: JB Reis)


IPATINGA
– A agente administrativa Maria Helena Delvaux Tostes foi uma das primeiras a chegar na quadra poliesportiva da Escola Estadual Almirante Toyoda, no bairro Cariru, em Ipatinga, onde aconteceu a abertura das plenárias preparatórias para a 16ª edição do Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor), na terça-feira. Ela queria ocupar um lugar de destaque entre os participantes e poder indicar pequenas obras para a Regional 1, que envolve, além do Cariru, os bairros Vila Ipanema, Castelo e das Águas.

“A expectativa é que 2014 seja melhor que 2013, sempre contando com a participação popular, pois sem isso fica difícil para a Prefeitura gerir o município. Temos que ser atuantes, elegendo as prioridades nos mais diversos setores”, afirmou Maria Helena.

O coro foi reforçado pelo aposentado Agenor José da Silveira Júnior, também morador do Cariru, que pedia a reforma do piso da praça Natsuo Esaki, onde tem costume de jogar baralho com os amigos. “O Compor é a nossa esperança de recuperar o bairro e conseguir melhorias para a cidade”, observou.

BALANÇO

Até o dia 3 de agosto, as assembleias preparatórias para o 16º Compor vão percorrer todas as nove regionais orçamentárias de Ipatinga, incluindo a zona rural do município. “É com muita alegria e emoção que estamos reiniciando esse processo, onde as pessoas dão a sua opinião e a sua contribuição para executarmos as prioridades no município”, disse a prefeita Cecília Ferramenta.

No encontro com os moradores da Regional 1, a prefeita apresentou um balanço dos trabalhos realizados em todas as áreas da administração pública nos primeiros seis meses deste ano e, também, lançou as perspectivas orçamentárias para 2014. “Queremos trabalhar com a população para que, ao final do nosso mandato, possamos comemorar juntos as obras realizadas”, afirmou Cecília Ferramenta.

ON LINE

A retomada do sistema de Orçamento Participativo on-line, onde cada morador pode indicar as suas prioridades de investimentos a serem definidas para o próximo ano, foi uma das novidades do 16º Compor apresentado para os moradores da Regional 1. As indicações podem ser feitas a partir no site da Prefeitura de Ipatinga – www.ipatinga.mg.gov.br.

Membro da Associação dos Portadores de Deficiência de Ipatinga (Adefi), Eustáquio José de Oliveira quer participar de todas as plenárias do Compor e garantir a acessibilidade do público que representa. “É muito importante a gente lembrar que Ipatinga teve um período de construção que não foi decidido em gabinetes, mas com a participação de todos. A cidade cresceu porque a população teve voz. Agora, retomar o Compor é retomar o crescimento da cidade, construir de novo com base nas prioridades estabelecidas pela população”, argumentou.

Ontem foi realizada a plenária do Compor, na regional 2, que engloba os bairros Areal, Bela Vista, Bom Retiro, Imbaúbas, Horto / Usipa e Santa Mônica. O encontro será a partir das 19h, na Escola Municipal Padre Cícero de Castro, na avenida Fernando de Noronha, 490, no bairro Bom Retiro.

ELEIÇÃO
A plenária no bairro Cariru elegeu os representantes da Regional 1 ao Conselho Regional de Orçamento (CRO) de Ipatinga. A escolha dos integrantes obedece a critérios de proporção de um conselheiro para cada mil habitantes. As atribuições do colegiado compreendem a definição e a fiscalização das obras a serem realizadas no município.

“Entre esses representantes eleitos, fazemos uma outra eleição para definir o presidente, vice e relator de cada regional. Estes vão integrar o Conselho Municipal de Orçamento (CMO)”, explicou o secretário municipal de Planejamento, Vicente Costa. Já o CMO será formado por 54 membros efetivos, sendo 27 representantes das nove regionais e outros 27 indicados pelo Executivo (18) e Legislativo (9).

De acordo o Decreto Municipal 7.485/2013, o Conselho é o órgão de participação direta da comunidade na definição das prioridades orçamentárias das regionais, e tem por finalidade sugerir, fiscalizar e deliberar sobre as receitas e despesas constantes no Orçamento Municipal, bem como sobre o acompanhamento da execução orçamentária.


Confira a lista dos conselheiros eleitos na Regional 1:
Aristides Ramos Filho
(Presidente)
Aladilson Cruz Martins
(Vice-presidente)
Arquimedes Brum de Paula (Relator)
Hugo de Almeida Rosa
Carla Valéria Martuscelli
Landoaldo Pereira Santos
Roberto dos Santos Henriques Junior
Kênia Cristina Pires Vilela
Ana Maria Assunção

 

Cecília critica movimento pela reabertura do Restaurante Popular e vereadores reagem

Ipatinga – Uma declaração da prefeita Cecília Ferramenta, durante realização da Plenária do Compor, no bairro Cariru, provocou um sentimento de indignação em vereadores da Câmara de Ipatinga.
Ao fazer uso da palavra na solenidade de abertura do evento a prefeita criticou a ação dos parlamentares que fizeram um trabalho de coleta de assinaturas junto à população solicitando a reabertura do restaurante popular. A chefe do Executivo afirmou que “existe um grupo de vereadores de oposição fazendo um movimento pela reabertura do restaurante popular de Ipatinga, mas que isto não vai acontecer porque o município não tem recursos financeiros para atender à demanda”.

Desrespeito

A manifestação foi entendida por parlamentares como um ato de desrespeito por parte do Executivo. “Nós repudiamos esta posição da prefeita. Ela precisa ter mais postura e respeito ao falar dos vereadores, que são os legítimos representantes do povo e instrumento deste povo para conquistar seus anseios. Ao empreendermos ações desta natureza nós estamos cumprindo o papel para o qual o povo nos elegeu. A prefeita, em vez de ficar nos criticando por estarmos trabalhando em benefício da cidade, deveria era colocar sua equipe para buscar recursos que possam viabilizar esta demanda, tão importante para o povo e a cidade de Ipatinga”, desabafou Léo Escolar (PCdoB).

Equilíbrio
Para o presidente da Câmara, vereador Ley (PSD), um dos responsáveis pelo trabalho de coleta de mais de 10 mil assinaturas, a prefeita precisa ter mais equilíbrio e respeito com os membros do parlamento municipal. “O próprio líder de governo na Casa, Sebastião Guedes, afirmou em plenário, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (22), que estava de acordo com o abaixo-assinado, iria assinar o mesmo e tinha certeza que a prefeita também assinaria. Além do Guedes, os vereadores Saulo Manoel, Nilson Lucas, Fabinho, Adiel, Nilton Manoel, Nilsinho da Transnil, José Geraldo Amigão, Jadson, Toninho Bethânia, Léo Escolar, Lene Teixeira e Roberto Carlos também se manifestaram favoráveis ao documento e se comprometeram a assiná-lo.”

Promessa

Ley ainda destaca a origem popular do movimento. “Como se vê, este movimento pela reabertura do restaurante popular não é uma ação de um grupo de oposição, como a prefeita tentou passar para os participantes da plenária do Compor no bairro Cariru. Este é um movimento do povo de Ipatinga e que tem o apoio da maioria absoluta dos parlamentares ipatinguenses, inclusive dos integrantes do próprio partido da prefeita, porque é absolutamente legítimo. A Câmara é e sempre será a caixa de ressonância da população. Aliás, é bom enfatizar que a reabertura do restaurante popular foi uma promessa de campanha da prefeita”.


Ley do Trânsito participou da plenária em que a prefeita fez a declaração: ele lembrou que a reabertura do
Restaurante é promessa de campanha

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com