IPATINGA – O Vale do Aço conta efetivamente com um importante instrumento de desenvolvimento do Aeroporto Regional, o Plano Diretor Aeroportuário. O plano foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, por meio de portaria publicada nesta semana no Diário Oficial da União. O documento aprovado foi desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA e ratificado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – Seinfra.
Com o plano aprovado pelo órgão competente, o Aeroporto Regional do Vale do Aço agora tem a possibilidade de pleitear recursos federais, principalmente aqueles provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), assim como já ocorreu com outros aeroportos de Minas como Uberlândia e Montes Claros.
TRAMITAÇÃO
Em agosto de 2021, a ARMVA contratou a Infraero para a elaboração do plano. Já no fim do ano o documento foi entregue para validação da ARMVA e ratificado pela Seinfra no início de fevereiro. Em seguida, o plano foi protocolado para a homologação dos órgãos federais.
O plano contratado pela ARMVA estabelece diretrizes de planejamento para médio e longo prazo do aeródromo e apresenta a expansão da infraestrutura aeroportuária conforme as regulamentações pertinentes e de acordo com o potencial e vocação da região para o transporte aéreo de cargas e de passageiros. O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, celebra a homologação do plano e indica a relevância do documento para o Vale do Aço.
CONHEÇA O PLANO
O plano foi entregue em duas partes. A primeira parte detalha as áreas, estruturas e acessórios necessários e dimensionamento de capacidade para o desenvolvimento do equipamento nos horizontes de 5, 10 e 20 anos. A segunda parte é composta pelas estimativas de investimentos a serem realizados para a implantação das respectivas estruturas e equipamentos.
O documento encontra-se disponível na íntegra para consulta no site da ARMVA, www.agenciarmva.mg.gov.br