Nacionais

Pimentel lança Cozinha Escola e homenageia queijeiros de MG

BH – O governador Fernando Pimentel assinou na quarta-feira (5), no Mercado Central, em Belo Horizonte, um despacho que definiu como prioridade governamental a implantação, no local, da Cozinha Escola Mineiraria, que irá valorizar e fomentar a cadeia produtiva da gastronomia no estado. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), empresa ligada ao Estado, fará a coordenação dos trabalhos e irá repassar R$ 1 milhão em forma de patrocínio ao projeto em dois anos. No Dia da Gastronomia Mineira, comemorado na quarta-feira, Pimentel ainda entregou um certificado em homenagem aos produtores de queijos mineiros premiados no Concurso Mondial du Fromage, realizado em junho, na França.
“O Mercado Central é o melhor lugar para essa celebração, porque ele mora no coração de cada mineiro e mineira. Aqui é a síntese do nosso estado na capital. É onde temos todas as regiões representadas, todos os produtos mineiros artesanais e não artesanais. E fico ainda mais feliz por estarmos homenageando aqui nossos produtores de queijo que acabam de ser premiados na França, mostrando a qualidade da produção de Minas Gerais. É motivo de orgulho para todos nós”, afirmou Fernando Pimentel.

LEGISLAÇÃO
O governador lembrou que o governo está elaborando mudanças no sentido de modernizar a legislação relativa à produção de queijos artesanais em Minas Gerais, e voltou a enfatizar que o Estado está superando a crise nacional com trabalho e criatividade. “A situação do Brasil é difícil, mas em Minas Gerais estamos enfrentando com trabalho, e um trabalho criativo, de pegar os nossos valores culturais, da gastronomia, do café, dos doces mineiros, e incentivá-los. Estamos modernizando a legislação no que diz respeito ao queijo. É o compromisso do governo com o setor agrícola em geral, setor que impulsiona o estado. No primeiro quadrimestre deste ano, no Brasil, 160 mil postos de trabalho foram extintos. Em Minas Gerais, ao contrário, nós produzimos mais de 40 mil novos postos de trabalho”, afirmou.
Entre mais de 700 competidores de 20 países, 11 queijos produzidos em Minas Gerais foram premiados na França. Os mineiros levaram um prêmio superouro, sete medalhas de prata e três de bronze. Os queijos foram julgados pela aparência exterior e interior, reação na boca, odor, sabor e textura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com