Esportes

Pilotos disputam provas polêmicas, mas com muita emoção e velocidade

(Crédito: Divulgação KCI)

 

IPATINGA – Os kartistas do Vale do Aço e cidades vizinhas disputaram a terceira etapa da Copa Vale do Aço de Kart, no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Ipatinga. Polêmicas à parte, foi mais uma corrida eletrizante, com disputas de tirar a tinta das carenagens dos compactos de velocidade, do início ao fim, nas três categorias disputadas – Super 400, Light 400 e Standart 400; todas equipadas com propulsor Honda de 400 cilindradas.

SUPER 400
Pela categoria principal, que reúne pilotos graduados com mais de 2 anos de disputas no Kart Clube Ipatinga (KCI), a briga pelo lugar mais alto do pódio foi ainda mais intensa. Já na largada da primeira bateria, Rian Pereira (kart 20 – Telhas Araleve/ Hidrapar), Madson Martins (kart 40 – Singular Imóveis) e Tarcílio Gomes (kart 36 – Bema Indústria) mostravam o indício de muita briga pela frente.

Rian largou bem e gerou a primeira polêmica: beneficiando-se de utilizar um atalho da pista, abriu boa vantagem para Madson. Já Tarcílio amargou uma péssima largada, caindo para o final do pelotão, sendo obrigado a uma corrida de recuperação. Ao final da bateria, P1 para Rian Pereira, seguido por Madson Madson, Wesley Fidelis, Tarcílio Gomes, Marciano Ceolin e Ricardo Cysne.

Fim da corrida, fim da polêmica: Rian Pereira foi forçado a cortar caminho, pois um fiscal de pista encontrava-se sobre o asfalto no momento da largada, obstruindo o percurso. Os comissários, após a análise do vídeo da corrida, consideraram a manobra procedente.

2ª BATERIA

A segunda bateria foi ainda mais disputada. Com a inversão do grid (os seis primeiros têm as posições invertidas), Tarcílio, que já havia sido punido na primeira bateria por problemas durante a pesagem, caindo para a sexta posição, larga agora na primeira posição. Coube a Rian uma recuperação fantástica, saindo do último lugar do grid para disputar palmo a palmo a liderança da prova com Tarcílio Gomes. Depois de muitos toques e esfregas, não deu outra: Rian abandonou com a roda dianteira quebrada e nova desclassificação para Tarcílio Gomes. Melhor para Madson Martins, que herdou a primeira colocação na bateria e na prova.
Ao final, computando os pontos da duas baterias, Madson Martins subiu ao alto do pódio, seguido por Marciano Ceolin (2º), Wesley Fidelis (3º), Rian Pereira (4º) e Ricardo Cysne (5º).

LIGHT

Na Categoria Light, que correu agrupada com a Super, a emoção não foi diferente, porém, com liderança tranquila do piloto Brainer Araújo – Kart 25 (Reboques Vale do Aço/ Paraíso da Borracha), que mandou bem, liderando com folga as duas baterias, além da pole-position. Brainer finalizou a prova em primeiro, seguido por Tadeu Santos (2º), Welisson Reis (3º), Marcí Alvarenga (4º) e Felipe Feitosa (5º).

Brainer comentou emocionado: “Foi uma corrida fantástica! Agradeço muito ao meu mecânico João Sena e ao Kart Clube, que proporcionou o meu ingresso na categoria Standard em agosto do ano passado, e em menos de um ano me vejo aqui, vencendo corridas pela Light. Obrigado!”

Enquanto isto, na Standard, que teve bateria única e grid sorteado conforme regulamento (na próxima corrida o grid será o oposto do sorteio atual), Marcy Júnior confirmou seu bom momento no kart, vencendo mais uma etapa, seguido por Ulisses Emerich e Carlos Roberto (Bebeto).

HOMENAGEM
A terceira etapa da Copa Vale do Aço de Kart (CVA-K) foi ainda instrumento para homenagem a um veterano do KCI: o piloto, ex-presidente, e atual vice-presidente do Clube, Marciano Ceolin, completou nesta prova sua 150ª largada consecutiva pela CVA-K. Ceolin, que iniciou no kart ao final do ano de 2002, fala com entusiasmo sobre a homenagem: “Agradeço à diretoria do Clube e aos pilotos da base que tiveram esta iniciativa. O reconhecimento dos amigos e dos fãs deste esporte nos incentiva fazer mais 150 corridas, sem dúvida alguma. Costumo dizer e fazer valer, que no kart se ganha sempre, pois o prazer da disputa é enorme”, finalizou.

LONGA DURAÇÃO
A próxima etapa da Copa Vale do Aço de Kart tem data prevista para 4 de setembro, mas antes disto os amantes da velocidade na região poderão conferir de perto a empolgante prova de longa duração, Ipatinga 100 Km de Kart Endurance, que acontece no dia 03 de agosto, a partir das 16:00 horas, com entrada gratuita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com