Cidades

Pietro comemora Melhor IDH do Colar Metropolitano

(Crédito: Elaine Cristina ACS/PMBO)

 

BELO ORIENTE – O prefeito Pietro Chaves (PDT) comemorou nesta terça-feira (30) os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil/2013, em que o município aparece com 0,686 na análise do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), responsável pelo estudo, a cidade, com 23.397 habitantes, ocupa a 2.282ª posição em relação às 5.565 cidades brasileiras, sendo destaque entre os municípios do Colar Metropolitano do Vale do Aço, na faixa de 0,6 a 0,699 do IDH.

Pietro justificou a “grande alegria” porque o levantamento refere-se ao período compreendido entre 2000 e 2010, quando por oito anos cumpriu mandatos de prefeito (2001/2004 – 2005/2008) e investiu maciçamente na educação. “Estou muito feliz ao saber que a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi exatamente a educação, seguida da longevidade e renda. Isso confirma que estávamos no caminho certo em termos de visão administrativa”, comentou.

CRÍTICAS E DESAFIOS
O prefeito lembrou ainda que à época a administração foi criticada por não priorizar as melhorias na infra-estrutura, pois muitas pessoas acreditavam que a obra física daria maior visibilidade ao seu governo, que tentaria uma reeleição. “Eu sempre acreditei que a maior obra é a construção do saber. Hoje, milhares de moradores têm curso técnico-profissionalizante e superior. Sinto-me recompensado com este levantamento das Nações Unidas”, observou.

O prefeito salientou ainda que um dos motivadores da decisão do governo municipal investir na qualificação acadêmica dos moradores foi a direção da Cenibra. “Lembro-me que numa reunião com o ex-presidente da empresa (Vitor Costa) solicitei que eles contratassem mais moradores de Belo Oriente. Ele me disse que faltava mão de obra qualificada na cidade. Encarei o desafio de facilitar o acesso da população ao ensino profissionalizante, médio e superior. Hoje estamos colhendo os frutos deste investimento”, concluiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com