Cultura

Pesquisa revela parte da história fabricianense

FABRICIANO – A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano informou que o Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural já está disponível na página oficial do município. O documento pretende divulgar a história e o acervo arquitetônico e urbanístico de Coronel Fabriciano. O intuito é enriquecer o currículo, auxiliar os profissionais da Educação e os alunos pelo aprimoramento do conhecimento do patrimônio histórico, embasado em diretrizes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

INVENTÁRIO
Fabriciano inventariou, de 2008 a 2012, 139 estruturas arquitetônicas e urbanísticas mais relevantes da zona urbana e rural do município. São bens móveis e integrados, acervos arquivísticos, estruturas arquitetônicas e urbanísticas, festas, tradições, eventos e registros da oralidade. “Esses bens patrimoniais inventariados são bens importantes, mas que não são tombados, como, por exemplo, a Catedral de São Sebastião, a imagem do Senhor Morto da Igreja Matriz e a Festa de Corpus Christi”, explica Estela Morais, membro da equipe técnica do Patrimônio Cultural da Prefeitura.

MINÚCIAS

No documento é possível ter acesso à descrição e história de imóveis, objetos e tradições que fazem parte da cultura da cidade. Neste ano, o Setor de Cultura divulga os bens das áreas 1 e 2, que compreendem as regiões dos bairros Amaro Lanari, Caladinho e Centro. Em 2014, será a vez de divulgar os bens inventariados das áreas 3 e 4, que abrangem o Melo Viana e a zona rural do Cocais. O resultado dos quatro anos de pesquisa é uma compilação de informações históricas, descritivas e cartográficas de cada bem.

A ordem de prioridade dos levantamentos baseou-se em aspectos históricos e no processo de ocupação urbana, com a identificação das primeiras habitações datadas já do início do século XIX. O bem inventariado mais antigo é uma imagem de São Sebastião da Primeira Igreja do município, datada de 1929. “Foi um trabalho minucioso, que contou com a pesquisa de três servidores da Cultura e com a colaboração de pessoas de famílias antigas de nossa cidade”, acrescenta Estela Morais.

SERVIÇO

O documento está disponível no site da Prefeitura (www.fabriciano.mg.gov.br), no link “Downloads”. No ícone “Patrimônio Cultural”, na página principal do site, também é possível ter acesso ao documento, bem com a outras informações sobre o assunto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com