Cidades

Pesquisa aponta Celinho com 36,7% e Rosângela Mendes com 31,5%

FABRICIANO – Pesquisa realizada pelo Instituto Sophos aponta crescimento da candidata do Partido dos Trabalhadores na reta final. Rosângela Mendes, apoiada pelo prefeito Chico Simões, diminuiu para 5,2 pontos percentuais a diferença que a separa do candidato do PCdoB, Celinho do Sinttrocel. Conforme dados levantados pela pesquisa, realizada nos dias 29 e 30 de setembro, Celinho possuía 36,75% das intenções de voto, ao passo que a petista alcançou 31,5%, na pesquisa espontânea (em que não são fornecidos os nomes dos candidatos aos entrevistados). Nesse cenário, brancos e nulos somam 5% e 26,75% dos eleitores estão indecisos sobre em quem votar.
Já na pesquisa estimulada – em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor -, o deputado estadual é o preferido de 37,25% dos fabricianenses, ao passo que Rosângela detém parcela correspondente a 30,5% dos entrevistados. Brancos e nulos são 4% e indecisos 28%.
O instituto também pesquisou a rejeição dos candidatos: os dois possuem o mesmo nível de rejeição – 17,75%. Já 55% não rejeita nenhum dos dois nomes e 9% não sabiam ou não responderam.
O instituto Sophos Consultoria e Marketing e Pesquisa entrevistou 400 pessoas, o que dá um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5%. A pesquisa está protocolada na Justiça Eleitoral, nos termos da legislação vigente, sob o nº MG-00967/2012.

CANDIDATOS
O deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) disputa a Prefeitura de Fabriciano pela segunda vez. Em 2008, ele perdeu a eleição para Chico Simões (PT). Ele tem como candidato a vice o presidente da Câmara de Fabriciano, Francisco Lemos, do PSD. Lemos era pré-candidato às eleições municipais, mas acabou desistindo, após intervenção de seu correligionário, o secretário de Estado Alexandre Silveira. Hoje, Celinho encabeça um ampla frente partidária, composta por PP/PTB/PMDB/PSL/PTN/PSC/PR/PPS/DEM/PRTB/PSB/PV/PSDB/PSD/PCdoB/PTdoB/PDT. Rosângela Mendes, a candidata defendida pelo prefeito Chico Simões, foi secretária de Governo em sua gestão e vereadora por dois mandatos. Seu vice é o também ex-secretário de Simões, Bruno Torres (Desenvolvimento Econômico), do PPL. Compõem ainda a coligação “Para Fabriciano seguir em frente” o PRP e o PTC.
A campanha eleitoral foi marcada por um clima nada amistoso entre as duas partes, com debates tensos. Se por um lado Rosângela enfrentou o desconhecimento de seu nome junto ao eleitorado como um de seus principais desafios, Celinho teve problemas com seu registro de candidatura. Hoje, o candidato possui o registro deferido – por unanimidade pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral – mas está pendente de julgamento um recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Segundo informações do TSE, em todo País, há 1.361 pedidos de impugnação levados ao Tribunal. Portanto, em muitas cidades, o eleitor irá votar sem saber se o candidato é ou não “ficha limpa”.

 

Sondagem confirma crescimento de candidata do PT e aponta virada

“Os dados fornecidos não tratam de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado”, conforme dispõe a Resolução nº 23.364 do TSE, em seu artigo 2º, §§ 1º e 2º.”

Fabriciano – Sondagem eletrônica realizada por telefone pelo DIÁRIO POPULAR confirma o crescimento da candidata do PT Rosângela Mendes e tendência de virada nas eleições em Fabriciano. Rosângela possui 42,8% da preferência dos participantes da sondagem eletrônica, realizada nas residências da cidade. A porcentagem corresponde a 1.616 votos. Já Celinho do Sinttrocel (PCdoB) foi a resposta de 1.378 participantes, o que representa 36,5%. Indecisos foram 17,4% (656 votos) e brancos e nulos, 127, ou seja, 3,3%. Foram consideradas brancos e nulos as ligações em que o participante indicou um opção inválida.

Método
O DIÁRIO POPULAR utilizou o Sistema Eletrônico de Comunicação Interativa para a sondagem, realizada entre 18h e 21h30 da noite de ontem (4), em Fabriciano. O sistema permite o envio de centenas de ligações telefônicas simultaneamente. O software também controla eletronicamente a coleta de dados, através dos dados digitados pelos participantes nos teclados dos telefones.
Para esta sondagem, a base de dados foi composta por 16.699 telefones residenciais, distribuídos em 47 bairros e organizados por 13 regionais em Fabriciano.
A base da sondagem não contempla os critérios adotados para as amostras utilizadas nas pesquisas eleitorais. O objetivo da sondagem é detectar a tendência do eleitorado num determinado momento e para tal, contempla um grande universo de dados.
Foram atendidas 13.123 ligações, das quais 3.777 opinaram na sondagem eletrônica, teclando a sua intenção de voto (28,8%). O DIÁRIO POPULAR possui o banco de dados com o registro de todas as ligações realizadas.


“Os dados fornecidos não tratam de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado”, conforme dispõe a Resolução nº 23.364 do TSE, em seu artigo 2º, §§ 1º e 2º.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com