Cultura

Periquito e Catas Altas no roteiro do Ciclo Cênico Musical

IPATINGA – Dentre da programação de circulação de música instrumental o Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento visita em maio as cidades de Periquito e Catas Altas. Periquito recebe o projeto no dia 11 (sábado), a partir das 20h, no palco montado em frente a Prefeitura Municipal. Numa homenagem ao dias das mães o maestro Everson Salazar comanda a Banda da Cidade e a Vitória Café Orchestra.

Os alunos do projeto Banda da Cidade abre as apresentações do dia 11.Uma iniciativa da Prefeitura de Periquito o projeto foi implantado em 2018 e tem como objetivo a formação de uma banda.  Conta atualmente com a participação de cerca de 20 integrantes, das mais diversas idades, que participam de aulas gratuitas, duas vezes por semana. As aulas são ministradas pelo maestro Everson Salazar que considera que projetos como esse traz à tona a importância da continuidade da tradição de bandas de músicas no Estado, além de desenvolver futuros músicos que podem, até mesmo, chegar ao contexto profissional.

VITÓRIA CAFÉ

Em seguida entra em cena a Vitória Café Orchestra, big band que resgata o glamour dos anos dourados com elegância, concepção musical moderna, repertório amplo e variado. Com mais de vinte anos de carreira a big band é liderada pelo maestro Everson Salazar, arranjador e produtor musical, que tem o seu trabalho reconhecido em vários estados brasileiros, ministrando palestras e workshops voltados à musicalização, música instrumental e prática de big band.É autor dos livros “Musicarando nas Escolas” e “Musicarando – Descobrindo a Teoria Musical”, ferramentas educacionais para ensino de música, conforme o PCN – Parâmentros Curriculares Nacionais. 

CATAS ALTAS

Em Catas Altas o projeto acontece dentro da programação da 19ª Festa do Vinho, uma realização da Prefeitura da cidade, que vai de 17 a 19 de maio, com uma programação gastronômica e cultural. O Ciclo Cênico integra a programação cultural do sábado, 18 de maio. A partir das 17h, no palco montado na praça Monsenhor Mendes, Elizeu Gomes e Grupo apresenta clássicos do jazz e MPB.

Com grande atuação na cena musical do Vale do Aço Elizeu Gomes iniciou sua carreira na Banda de Música Santa Cecília aos 12 anos, onde estudou teoria musical, harmonia e improvisação. Compositor, arranjador e produtor, participou de vários festivais de música. Destaque para as atuações no Ipatinga Live Jazz ao lado de Francis Hime e Wagner Tiso. Já gravou vários discos destacando o CD Timbres e Sons do Aço. Atua como maestro e arranjador do grupo de seresta Canta Minas de Ipatinga e ministra aulas de violão. No Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento apresenta-se ao lado de Sóstenes Araújo, Guilherme Lopes, Matt Alves, Filipe Garcia, Leandro Martins e Brenda Alves.

Patrocinado pela Cenibra, utilizando os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento conta apoio do Instituto Cenibra,Prefeitura de Periquito e Catas Altas, Aproc – Associação Pró-Cultura de Ipatinga e Grupo Boca de Cena. A produção é de Claudinei de Souza, com realização de Marilda Lyra e Ministério da Cidadania. As apresentações do projeto tem Entrada Franca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com