Nacionais

Pensando em cinquentenário, Cenibra comemora 40 anos

 Paulo Brant, o presidente, falou sobre mistura de culturas na Cenibra: criatividade brasileira e ética japonesa (Crédito: Custódio Ribeiro)

IPATINGA – A Cenibra realizou nesta quinta-feira (22) solenidade em comemoração aos seus 40 anos de existência, que serão completados em setembro. O evento aconteceu no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, e trouxe empresários, políticos, trabalhadores da companhia e até membros japoneses da empresa, que vieram do outro lado do mundo para participar do evento.

A programação contou com a exibição de um vídeo institucional sobre a história da empresa e de todos os presidentes que já passaram pela indústria. Também houve espaço para pronunciamentos de diretores, acionistas e autoridades, bem como apresentação artística do Coral Cenibra e da orquestra do Projeto Luthier, da cidade de Barão de Cocais.
O atual presidente da Cenibra, Paulo Brant, abriu a cerimônia com um discurso em que falou sobre a história da empresa e o atual momento da companhia. Segundo o gestor, o segredo de sucesso é a mistura da criatividade da cultura brasileira com a ética da cultura japonesa. “A Cenibra tem uma cultura muito forte, um pouco da japonesa, um pouco da brasileira e muito mineira”, avaliou.

Mais tarde, em entrevista à imprensa, o presidente disse que a Cenibra está, hoje, pensando nos próximos anos. “Este é um momento onde a gente, de um lado, celebra o que já foi feito, mas, sobretudo é um momento de olhar pro futuro”, afirmou, completando que a empresa de celulose está repleta de novas ideias e projetos.
Brant também ressaltou a dificuldade que empresários enfrentam no Brasil, com os altos impostos e falta de incentivo. “No Brasil é muito difícil ser competitivo devido à nossa carga tributária e estrutura. Nossos governantes precisam entender que é necessário criar um cenário propício para os empresários empreenderem, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Hoje está muito difícil empreender no Brasil”.

Após a fala de Brant, representantes de empresas japonesas acionistas da Cenibra discursaram no palco do Usicultura. Em comum, todos eles afirmaram que é preciso pensar os próximos anos da empresa, não só para a comemoração do cinquentenário, mas também para os 100 anos da Cenibra.

Representando o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), o secretário de Gestão Metropolitana Alexandre Silveira falou por alguns minutos sobre o que a empresa representa para os mineiros e moradores do Vale do Aço e adiantou que, no próximo dia 31, o chefe do Executivo mineiro visita a região para dar início às obras de pavimentação da rodovia MG-760. Questionado momentos depois sobre se a visita do governador foi motivada pelas recentes manifestações ocorridas no local, Alexandre Silveira respondeu que os protestos foram legítimos, mas que a questão das obras na rodovia são antigas, assim como o trabalho do governo do Estado para resolvê-la.

No encerramento das comemorações, foi realizada a tradicional cerimônia japonesa do saquê, onde um vaso contendo a bebida é quebrado e os convidados degustam o destilado. Também foi distribuído aos convidados o livro comemorativo “Cenibra 40 anos – Sol nascente do Brasil”.

Ainda na noite de ontem, no Clube Morro do Pilar, em Ipatinga, a Cenibra ofereceu um jantar em homenagem aos empregados com 10, 20 e 30 anos de empresa. Hoje, os colaboradores vão participar de um churrasco ao som da cantora Ellen Oléria, vencedora do The Voice Brasil 2012.

HISTÓRIA
A Cenibra foi fundada no dia 13 de setembro de 1973. Localizada na cidade de Belo Oriente, foi criada por uma parceria entre a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development (JBP), que apostaram no sonho de construir uma grande empresa de base florestal. Em 2001, a JBP adquiriu a participação da Vale, assumindo o controle acionário da Cenibra. A JBP é um grupo de empresas japonesas, de larga experiência no relacionamento com o Brasil.

A Cenibra atua hoje em 54 municípios do colar metropolitano do Vale do Aço, onde também desenvolve diversos projetos socioambientais nas comunidades.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com